Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Prefeitura de Pará de Minas obtém vitória na justiça e confirma aumento do IPTU a partir de 2018


A Câmara Municipal de Pará de Minas aprovou ao longo de 2017 projetos que mexem com o bolso dos paraminense, conforme declarou o próprio presidente do Legislativo Mário Justino da Silva (PRB), assim que recebeu os projetos do Executivo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Um dos projetos altera o Código Tributário do Município fazendo aumentar taxas e tributos pagos pelos contribuintes, como a Taxa de Resíduos Sólidos, ou simplesmente taxa do Lixo, que é cobrada junto com a guia do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

Os vereadores também aprovaram a correção da Planta de Valores Imobiliários que impactará diretamente no aumento do IPTU a partir de 2018 e nos anos seguintes.

A reação dos paraminense foi muito forte contra os vereadores que votaram favoráveis ao projeto. Diante disso, eles se reuniram e anunciaram que aprovariam um novo projeto de autoria do vereador Marcos Aurélio dos Santos (DEM) revogando o anterior que aumenta o IPTU.

Eles cumpriram a promessa, mas o projeto foi vetado pelo prefeito Elias Diniz (PSD). Durante reunião extraordinária realizada no dia 12 de dezembro de 2017, a Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito Elias Diniz ao texto integrado ao Projeto de Lei 174 que institui a Planta de Valores Imobiliários do município.

Como plenário derrubou o veto do prefeito e o presidente da Casa, vereador Mário Justino da Silva promulgou a lei no dia 19 de dezembro. Como já era previsto, essa polêmica discussão continuaria no Poder Judiciário. Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) será impetrada pelo Poder Executivo.

Trata-se de uma ação que tem por finalidade declarar que uma lei ou parte dela é inconstitucional, ou seja, contraria a Constituição Federal (CF). Por ser a máxima do país, a constituição deve ser respeita pelas demais leis.

A medida foi adiantada ao Portal GRNEWS pelo Procurador-Geral do Município, Júlio César de Oliveira, no dia 13 de dezembro de 2017. Ele explicou que a ação estava sendo preparada pelo departamento jurídico da prefeitura.

A Prefeitura de Pará de Minas cumpriu o prometido de questionar judicialmente a revogação ao texto integrado ao Projeto de Lei 174 que institui a Planta de Valores Imobiliários do município.

Na manhã desta sexta-feira, 29 de dezembro, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas enviou nota ao Portal GRNEWS informando que o município obteve vitória nesta ação impetrada junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Dessa forma o município garante o direito de cobrar o IPTU mais caro dos paraminense a partir de 2018.

Veja a íntegra da nota oficial:
“A Prefeitura de Pará de Minas informa que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em decisão do desembargador Wander Marotta, declarou inconstitucional a lei aprovada pela Câmara Municipal que havia revogado a planta de valores do IPTU. Com esta decisão, o Poder Judiciário reconheceu a inconstitucionalidade daquele ato e a legalidade das ações do poder executivo.

Os recursos arrecadados com o IPTU serão diretamente aplicados na ampliação de vagas no sistema de educação, principalmente em creches, e no atendimento na área de saúde, com a diminuição das filas de exames e cirurgias eletivas, manutenção e ampliação do atendimento no Hospital Nossa Senhora da Conceição, que voltou a atender a população, e manutenção do pagamento dos servidores e demais obrigações em dia. Os contribuintes poderão acompanhar e simular o valor de seu imposto no portal da prefeitura.”

Os contribuintes paraminenses podem acessar AQUI e simular o valor da guia do IPTU que devem pagar a partir de abril de 2018.

A reportagem do Portal GRNEWS questionou a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Pará de Minas sobre o fato. Mas até esta publicação não recebemos a informação indicando se a Procuradoria Jurídica ou mesmo a presidência do Legislativo paraminense pretende recorrer da decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm