Lei municipal obriga inclusão do PROERD na grade curricular das escolas de Pará de Minas, afirma ex-vereador


Na semana passada o Portal GRNEWS publicou reportagem com o tenente-coronel Paulo José de Azevedo, comandante da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O oficial informou que em 2018 não será possível ministrar as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que já alcançou milhares de crianças e adolescentes em Pará de Minas.

Os jovens participam de aulas sobre os tipos de entorpecentes e como não ser seduzido pelo mundo das drogas. Um aprendizado que protege os jovens dos malefícios resultantes dos vícios.

A Polícia Militar alega que a falta de recursos está impossibilitando a continuidade do programa no município. Trata-se do efeito da crise econômica que o estado de Minas Gerais e o restante do Brasil enfrenta.

Disse ainda que nos últimos meses foram transferidos 10 militares para outras unidades e a reserva. Essa redução do efetivo de policiais obriga o comando a escolher as prioridades e atualmente o foco será reduzir o número de assaltos.

O ex-vereador Flávio Medina Neto tomou conhecimento do fato e afirma que durante seu mandato aprovou na Câmara Municipal a Lei 5489/2013, que dispõe sobre a inclusão do PROERD nos projetos pedagógicos elaborados pelas escolas públicas e privadas do município.

Ele acredita que o novo comandante da Polícia Militar chegou a Pará de Minas e ainda não tem conhecimento da legislação. Ressalta que a Câmara Municipal e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também podem intervir para que o convênio seja celebrado com o município:


Flávio Medina Neto
fimdoproerdflaviomedina1

Outra possibilidade que pode ser estudada é a convocação de militares da reserva para ministrar as aulas do PROERD nas escolas. Desta forma o efetivo continuaria trabalhando nas ruas sem afetar o policiamento ostensivo:

Flávio Medina Neto
fimdoproerdflaviomedina2

Pela lei municipal, a Secretaria Municipal de Educação que é a responsável por celebrar o convênio com a Polícia Militar. O programa deve ser ministrado nas escolas das redes públicas e privada de ensino do município de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!