Ofício do Provedor do HNSC confirma envio de bolsas para Belo Horizonte e falta de sangue em Pará de Minas


No dia 20 de maio de 2017 a Secretaria Municipal de Saúde e uma universidade firmaram uma parceria com a Fundação Hemominas e realizou coleta de sangue em Pará de Minas com a participação de 120 doadores.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A meta era reforçar os estoques de sangue da Fundação Hemominas em Divinópolis e consequentemente abastecer a unidade transfusional do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

Entretanto, conforme já divulgado pelo Portal GRNEWS, no dia 14 de junho o Banco de Sangue do HNSC estava com apenas duas bolsas de sangue. Por ironia era o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue.

A demanda é de 180 bolsas por mês para atender aos pacientes do Centro de Terapia Intensiva (CTI), da Hemodiálise e de outros procedimentos cirúrgicos que são realizados dentro da instituição de saúde.

Devido à escassez, os profissionais de saúde tiveram que priorizar em certos momentos os pacientes com maior necessidade de transfusão de sangue. Uma situação gravíssima que preocupa a diretoria do único hospital da cidade.

Esse fato foi comprovado durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas. O vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB) fez uso da tribuna livre e leu um ofício encaminhado pelo provedor do HNSC, Osvaldo Alves Leite.

No documento o diretor deixa claro que a coleta de sangue realizada recentemente atendeu apenas aos hospitais de Belo Horizonte. Com isso o hospital de Pará de Minas ficou desabastecido e é preciso encontrar uma solução para o problema:


Ênio Talma Ferreira de Rezende
faltadesanguehnsceniotalma1

O líder da bancada do PSDB afirmou que quando ficou sabendo da falta de sangue no HNSC buscou informações sobre o assunto. O vereador, que também é médico, reiterou que a situação é gravíssima e precisa ser revista pelos gestores da saúde:

Ênio Talma Ferreira de Rezende
faltadesanguehnsceniotalma2

Procurado pela reportagem do Portal GRNEWS para se manifestar sobre o assunto, o secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, Paulo Duarte, disse por meio da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas, que primeiro preferia ouvir as declarações do vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende, antes de falar sobre esta questão.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!