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Cardiologista faz recomendações importantes para combater e controlar a Hipertensão Arterial


A Hipertensão Arterial é denominada popularmente como pressão alta e pode ser diagnosticada quando é igual ou maior que 14 por 9. A elevação acontece por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

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O coração e os vasos sanguíneos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão aumenta. Quando o coração bombeia o sangue em vasos estreitados a pressão sobe.

A pressão alta ataca órgãos importantes do corpo como o coração, os rins e o cérebro. O entupimento de um vaso no coração causa a angina e pode evoluir para um infarto. No cérebro, acontece o derrame cerebral ou AVC. Nos rins pode haver alterações e chegar até a paralisação dos órgãos.

Infelizmente a Hipertensão é muito comum e segundo informações atinge uma em cada quatro pessoas adultas. O maior problema é que a patologia é silenciosa e pode ser descoberta muito tarde. Os paraminenses afirmam procurar as unidades de saúde para controlar a pressão arterial.

De acordo com a cardiologista Luciana Alves, coordenadora do CTI do Hospital Nossa Senhora Conceição (HNSC), a doença tem três diferentes níveis que precisam ser analisados detalhadamente. Os casos mais graves exigem uso de medicamentos e mudança de hábitos de vida para controle da pressão arterial:


Luciana Alves
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Entre os principais causadores da hipertensão estão à obesidade, uso de álcool e fumo. Uma orientação importante é reduzir o consumo de alimentos com sódio e muito gordurosos que acabam comprometendo as artérias do coração:

Luciana Alves
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As pessoas que alimentam bem e tem bons hábitos precisam aferir a pressão arterial antes de praticar exercícios físicos. Para isso é importante procurar um médico para analisar o quadro e repassar as informações necessárias:

Luciana Alves
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Entre alguns cuidados para evitar a pressão alta estão: aferir a pressão pelo menos uma vez por ano, praticar atividades físicas regularmente, evitar a obesidade, consumir alimentos com pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

Também é importante reduzir ou eliminar o consumo de álcool, abandonar o cigarro, evitar o estresse por passar tempo com a família e os amigos em momentos de lazer. Por último, seguir as orientações do médico.

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