Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Paraminenses procuram unidades de saúde para controlar a Hipertensão Arterial, doença silenciosa e perigosa


O Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial foi lembrado mais uma vez nesta quinta-feira, 26 de abril. Trata-se de um mal silencioso e que pode causar complicações fatais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente a hipertensão atinge 36 milhões de pessoas no Brasil. Entre os principais causadores da doença estão o sobrepeso e obesidade, a má alimentação, o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos o fator hereditário.

Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. Eles podem progredir com o tempo e causar o infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal.

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão são reforçados os cuidados em torno da patologia que atinge mais de 60% dos idosos e contribui para 50% das mortes por doença cardiovascular.

Por ser uma doença crônica e degenerativa, quanto mais cedo o diagnóstico, menores as complicações. O tratamento é bem mais caro que a prevenção.

Em Pará de Minas, a dona de casa Maria Auxiliadora da Silva foi até a Unidade Básica de Saúde do bairro Papa João II para aferir a pressão arterial. Ela sempre toma dos devidos cuidados conviver com a doença e ao mesmo tem garantir uma qualidade de vida:


Maria Auxiliadora da Silva
hipertensaomariaauxiliadora

Procedimento semelhante foi feito por Maria Helena de Almeida Alves, que também é dona de casa, controla a pressão arterial rigorosamente. Ela pratica exercícios físicos e segue todas as orientações dos médicos para não ter sérios problemas de saúde:


Maria Helena de Almeida Alves
hipertensaomariahelena

Entre as recomendações médicas para controlar a pressão arterial alta estão: controlar a alimentação, praticar atividades físicas regularmente e reduzir ou até não fazer uso de álcool e cigarros.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm