EMATER-MG comemora 69 anos e homenageia o Portal GRNEWS


Em 1948 foi criada a primeira instituição de extensão rural no Brasil – a Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR). Atualmente denominada como Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


A extensão rural é o processo de levar ao meio rural os conhecimentos e as habilidades sobre práticas agropecuárias, florestais e domésticas. O trabalho visa melhorar a qualidade de vida do homem do campo.


No Brasil, o Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural está presente em mais de 4.500 escritórios. São órgãos regionais e municipais que contam com aproximadamente 16 mil extensionistas rurais.


Esses profissionais utilizam técnicas e metodologias sustentáveis para ajudar o produtor rural. Desta forma é possível crescer e atingir ganhos ambientais, econômicos e sociais.


A EMATER-MG está presente em 90% dos municípios do Estado de Minas Gerais e conta com 796 escritórios. Na quinta-feira, 7 de dezembro, a empresa comemorou 69 anos de excelentes serviços prestados ao homem do campo em todo o território mineiro.


Atualmente a empresa conta com um corpo funcional de 1.893 servidores, sendo 968 deles no campo. Para celebrar o aniversário foi realizada uma solenidade festiva no auditório da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, sede da regional a qual está vinculado o escritório de Pará de Minas.

Diversos servidores com longas carreiras de bons serviços prestados foram agraciados com medalhas e certificados. A EMATER-MG também homenageou autoridades, pessoas e entidades parceiras que apoiam a empresa. O Portal GRNEWS foi um dos homenageados, representado pelo jornalista e diretor Geraldo Rodrigues e também pelo repórter Willian de Pádua.


Geraldo Rodrigues recebeu a homenagem prestada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e EMATER-MG, como reconhecimento da parceria e apoio do Portal GRNEWS aos projetos de extensão rural. Um deles é a feira da agricultura familiar que é realizada todas as sextas-feiras, na avenida Brasil, ao lado do estádio Ovídio de Abreu, Campo do Paraense, em Pará de Minas.

Ao agradecer a homenagem Geraldo Rodrigues falou da importância do trabalho da EMATER-MG e do empenho de seus profissionais. A atuação deles prestando assistência técnica é de extrema relevância para os agricultores familiares em todos os setores, garantindo a produção de alimentos saudáveis nas mesas do povo mineiro. Isso pode ser facilmente comprovado na feira dos agricultores familiares em Pará de Minas, cujos produtos comercializados são fiscalizados pelos técnicos para garantir a qualidade que o consumidor paraminense merece. Portanto, o mérito é todo da equipe da EMATER-MG e o Portal GRNEWS apenas cumpre sua função jornalística de publicar estas ações da empresa que fazem diferença na vida de muita gente.


Esta parceria foi destacada durante a solenidade na Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas pela extensionista da EMATER em Pará de Minas Kênya Lasmar de Moura. Para ela a homenagem é um reconhecimento ao trabalho jornalístico realizado com competência e seriedade pela equipe do Portal GRNEWS:

Kênya Lasmar de Moura
kenyalasmargrnews

A Gerente Regional Sete Lagoas, Érika Carvalho, tem em sua área de atuação 30 municípios. Ela salientou o excelente serviço prestado ao longo dos 69 anos da EMATER-MG e anuncia planos de expansão com a possibilidade de realização de concurso público para aumentar o número de servidores para atender a demanda:


Érika Carvalho
erikacarvalhoemater1

Também fez questão de valorizar o empenho dos técnicos da EMATER-MG para aprimorar cada vez mais a agricultura familiar, colocando nas mesas alimentos de qualidade e gerando renda para as famílias:

Érika Carvalho
erikacarvalhoemater2

A Técnica Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Sete Lagoas Miriam Penaforte também participou do evento. Citou o trabalho de qualidade realizado pela equipe da EMATER-MG, em especial desenvolvendo o projeto de hortas comunitárias urbanas, do qual ela é beneficiária com uma cesta semanal de alimentos fresquinhos:


Miriam Penaforte
miriampenaforteemater

A importância da agricultura familiar também foi ressaltada pela extensionista Kênya Lasmar de Moura. Destaque para a feira que reúne semanalmente em Pará de Minas esses agricultores familiares ofertando aos consumidores produtos saudáveis:

Kênya Lasmar de Moura
kenyalasmarfeirinha


Na quarta-feira, 6 de dezembro, foi comemorado o Dia Nacional do Extensionista Rural. A data foi instituída com o objetivo de homenagear esse importante profissional que milita na agricultura. Kênya Lasmar de Moura afirma que o propósito de todos os extensionistas da EMATER-MG é prestar assessoria técnica para que o agricultor melhore sua qualidade vida:

Kênya Lasmar de Moura
kenyalasmarextensionista

Há 42 anos o extensionista Itamar José Ribeiro, do escritório de Pará de Minas, presta serviços para a EMATER-MG. Ao comemorar o dia dedicado aos extensionista rural e os 69 anos da empresa, ele diz que na rotina diária eles nem percebem a grande quantidade de serviços prestados pelos técnicos ao longo do ano:


Itamar José Ribeiro
itamarjoseribeirodiaextensionista


Somente neste ano a EMATER-MG construiu 5.994 barraginhas, 238 km de terraços e 32 km de regularização de estradas. Essas iniciativas ajudaram os agricultores a enfrentarem os graves efeitos da seca e consequentemente melhorar suas produções e a renda familiar.

No dia 11 de novembro o jornalista Geraldo Rodrigues, pelo seu trabalho desenvolvido no Portal GRNEWS, também foi agraciado com o troféu Garra Profissional concedido pelo jornal Gazeta Paraminense aos melhores profissionais do ano.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!