Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Concurso público: vereador critica informações desencontradas e secretário diz inscrições só em novembro


A novela sobre a realização do concurso público ganha mais um capítulo. Esta semana o procurador Geral do Município, Júlio César de Oliveira, informou que o edital do concurso público da Prefeitura de Pará de Minas seria publicado até o mês de setembro. A notícia era muito aguardada pelos candidatos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os prazos foram estabelecidos com base em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). No documento o município se comprometeu em realizar o processo seletivo e preencher as vagas com servidores efetivos.

A Constituição Federal (CF) exige que o ingresso no serviço público só deve ocorrer por meio de concurso. Contratações temporárias podem ser feitas pela administração para atender as demandas específicas.

Porém, nesta sexta-feira, 4 de agosto, o secretário municipal de Gestão Pública, Fernando Antônio do Amaral, disse que não está acertada nem mesmo a contratação da empresa responsável pelo processo seletivo.

A afirmação do secretário caiu como uma bomba na Câmara Municipal de Pará de Minas. O vereador Marcus Vinícius Rios Faria (PMDB) foi o primeiro a se manifestar em relação ao assunto e disse que as informações estão muito desencontradas na prefeitura.

Ele disse que ficou a dúvida sobre qual secretário municipal está falando a verdade a respeito do processo seletivo. Lembrou que muitas pessoas estão fazendo cursinhos preparatórios para disputar uma vaga no serviço público e precisam de uma certeza:


Marcus Vinícius Rios Faria
concursomarcusvinicius1

Informou que havia sido fechado um acordo com o prefeito Elias Diniz (PSD) para a elaboração de uma nova tabela salarial para os servidores públicos municipais. Segundo o vereador, isso ficou acertado após a aprovação do projeto que dispõe sobre o Plano de Cargos e Carreiras.


Entretanto, ele disse que recebeu um ofício do gestor público dizendo que não tinha condições de atender a um reajuste e não havia acertado nada a respeito com o Poder Legislativo Municipal:

Marcus Vinícius Rios Faria
concursomarcusvinicius2

Cobrou uma explicação pública do chefe do Poder Executivo Municipal para que a população saiba o que existe de concreto em relação ao concurso público. Ressaltou que o fato de um secretário desmentir a informação de outro secretário mina a confiança na atual gestão:

Marcus Vinícius Rios Faria
concursomarcusvinicius3

A reportagem do Portal GRNEWS conversou sobre o assunto com o secretário municipal de Gestão Pública, Fernando Antônio do Amaral. Ele explicou que vai tentar antecipar os prazos. Está em curso atualmente é uma negociação com a empresa que ficará responsável pela realização do concurso. A expectativa é de que isso seja definido na próxima semana e o edital seja publicado até o final deste mês de agosto:


Fernando Antônio do Amaral
concursofernandoamaral1

Ele explicou que serão realizados dois concursos públicos. Um para preenchimento de cargos efetivos da prefeitura e outro para os servidores que serão contratados para os programas do governo federal, entre eles o Programa de Saúde da Família:

Fernando Antônio do Amaral
concursofernandoamaral2

Após a publicação do edital serão divulgados as tabelas e os prazos. A previsão é de que as inscrições do concurso para cargos efetivos sejam abertas a partir do mês de novembro. Já o processo seletivo dos programas do governo federal poderá ser antecipado e será divulgado posteriormente:

Fernando Antônio do Amaral
concursofernandoamaral3

De acordo com ele os candidatos que já fizeram as inscrições deverão procurar o protocolo da prefeitura e solicitar a restituição dos valores. O dinheiro será devolvido porque a nova empresa contratada apresentará novas taxas de inscrições e o recolhimento será feito por outra instituição bancária:

Fernando Antônio do Amaral
concursofernandoamaral4

Ainda de acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, o concurso para servidores efetivos oferecerá 1.262 vagas e os programas federais disponibilizarão 307 vagas para contratos, chegando a um total de 1.569 vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm