LIRAa aponta aumento de infestação do mosquito transmissor da Dengue em Pará de Minas. Secretário pede apoio da população


O penúltimo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Pará de Minas havia registrado 1,3% e no que acaba de ser feito subiu para 2,5%. O ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é uma infestação menor que 0,9%, para que o município alcance um nível de baixo risco.

Com base nas informações coletadas no LIRAa, a prefeitura pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.

O objetivo é que os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti. É muito importante o apoio de toda a população.

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, anunciou oficialmente o aumento do índice de infestação. A coleta dos dados aconteceu após o período chuvoso intercalado com sol forte. O agravante é que houve um aumento depois de vários mutirões de limpeza em diferentes bairros da cidade:

Paulo Duarte
paulo_duarte_liraa1


A maioria dos reservatórios de água parada foi encontrada em vasos de flores, ralinhos e acúmulo de lixo. Em todos os casos o problema ocorre dentro das residências. Somente em um imóvel foram encontrados 11 focos.

O poder público tem trabalhado muito no combate ao mosquito transmissor da dengue com uma grande equipe. A população não tem colaborado e muitos acabam se acomodando e dispensando materiais para a prefeitura buscar:

Paulo Duarte
paulo_duarte_liraa2

Os presidentes de associações dos bairros estão sendo convocados para apoiar o trabalho. Caso os números de infestação não sejam reduzidos, o município terá que aumentar as equipes e passar a conta para o contribuinte:

Paulo Duarte
paulo_duarte_liraa3

O próximo mutirão de limpeza organizado pela Secretaria Municipal de Saúde será realizado no Santos Dumont, um dos bairros com maior índice de infestação juntamente com o Residencial Cecília Meireles.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!