Juíza enfatiza a importância de evitar extremismos e apoiar a livre expressão prevista na democracia


Durante o período eleitoral foram registradas muitas notícias falsas, as chamadas fake news, em redes sociais, sites e outros meios de comunicação. Tudo promovido por pessoas que almejavam tumultuar o processo.

A Justiça Eleitoral promoveu uma campanha de combate a essas informações mentirosas e instigavam os cidadãos a violência, racismo, ódio, entre outras características ruins. Um clima de total divisão das pessoas.

Milhões de brasileiros despertaram a curiosidade por política e passaram a adotar posicionamentos. Isso foi resultado das várias denúncias de corrupção entre os governantes e a consequente crise política.

Os crimes cometidos por homens públicos resultaram no desvio de bilhões em verbas que poderiam ser investidos em saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, moradia, entre outras demandas.

Porém, o estado democrático de direito previsto na Constituição Federal, a lei máxima do país, prevê a liberdade de expressão. Este detalhe importante foi desconsiderado por muitas pessoas que aderiram a movimentos políticos.

A democracia envolve respeitar a opinião dos outros e discutir somente no campo das ideias. A imposição de algum ponto de vista acaba se tornando uma forma de extremismo que separa as pessoas. No último processo eleitoral pessoas perderam muitos amigos e deixaram de falar até com familiares por divergências políticas. A maior parte relata que as as brigas ocorreram por trocas de mensagens nas redes sociais, como WhatsApp.

De acordo com a juíza eleitoral da Comarca de Pará de Minas, Herilene de Oliveira Andrade, é importante relembrar os direitos previstos na legislação. O debate das ideias é saudável e promove o crescimento da sociedade:

Herilene de Oliveira Andrade
herilene_oliveira_andrade_conflitos1


É importante ressaltar que os apoiadores de um candidato derrotado na eleição respeitem a decisão da maioria por meio do voto. O período eleitoral é somente a escolha e após esse processo é preciso fiscalizar corretamente o cumprimento das promessas feitas pelos candidatos eleitos:

Herilene de Oliveira Andrade
herilene_oliveira_andrade_conflitos2

A população deve acompanhar e fiscalizar os trabalhos de todos os políticos eleitos para assumir cadeiras nos Poderes Executivo e Legislativo. Também é importante cobrar por meio de entidades organizadas e movimentos sociais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!