Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Petrobras aumenta preço e litro do diesel está até 14,4% mais caro nos postos de Pará de Minas


O Brasil é um dos países em que os combustíveis têm os maiores preços. Os consumidores pagam muito caro pela gasolina, álcool e óleo diesel comercializados nas redes de postos.

Isso motivou uma manifestação por parte dos caminhoneiros no mês de maio deste ano. A paralisação nas rodovias gerou grandes prejuízos a economia e desabastecimento de remédios, alimentos, entre outros insumos.

O governo federal negociou com os grevistas uma redução de 46 centavos no litro do óleo diesel e o fim do pagamento dos pedágios para os veículos de carga com o eixo suspenso. Mas, a situação está voltando a ficar delicada.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou na noite de quinta-feira, 30 de agosto, os novos preços de referência e de comercialização do óleo diesel. Os valores estavam congelados há três meses.

O órgão informou que isso é um reflexo do reajuste dos preços internacionais do diesel e do câmbio no último mês. O valor do diesel nas refinarias subiu 13% conforme anuncio da Petrobras.

Mas para o consumidor este reajuste será ainda maior e certamente vai impactar significativamente o bolso de quem precisa abastecer os veículos com óleo diesel. A nova tabela está valendo a partir desta sexta-feira (31).

Geraldo Magela de Almeida, sócio-proprietário de uma rede de postos em Pará de Minas, afirma que também foi surpreendido com os novos valores do óleo diesel. As mudanças nos preços são totalmente imprevisíveis:


Geraldo Magela de Almeida
aumentodieselgeraldoalmeida1

A Petrobras é uma empresa estatal que domina o mercado de combustíveis no país e isso não privilegia a competitividade de preços. Os consumidores ficam vitimados quando existe um monopólio:

Geraldo Magela de Almeida
aumentodieselgeraldoalmeida2

Dependendo da região o litro do óleo diesel sofrerá um aumento entre 10,5% e 14,4%. O reajuste no preço, de acordo com a Petrobras, se deve à desvalorização do real em relação ao dólar. Pra piorar, esse cenário pressiona também o preço da gasolina. Nos postos de combustíveis de Pará de Minas, em média, o preço do diesel estava custando R$ 3,65 o litro e passou para R$ 3,86.

Essa variação de preço do óleo diesel gera um grande impacto no transporte. Como o Brasil depende da frota de caminhões para escoar a produção, os aumentos são repassados ao consumidor final.

Resta saber como os caminhoneiros pretendem reagir a este aumento expressivo no preço do óleo diesel. Nunca é demais lembrar que as mercadorias que chegam aos estabelecimentos brasileiros são transportadas por caminhões movidos a diesel. Com isso, em caso de aumento do preço do frete, os produtos também ficarão mais caros para o consumidor final.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm