Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Medicamento capaz de reduzir mortes por infarto está disponível nas ambulâncias do SAMU

SAMU/Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conta desde ontem (30) com o Tenecteplase – um medicamento trombolítico capaz de contribuir com a diminuição do percentual de mortes por infartos na região de Saúde Ampliada de Saúde (RAS) Oeste, composta por 54 municípios mineiros.

Segundo índices mensurados pelo Datasus, os agravos cardiovasculares, incluindo o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) são responsáveis pelo maior número de mortes no país e, por isso, visando cada vez mais o aperfeiçoamento nos atendimentos aos pacientes, o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi definiu junto à equipe, incluir às maletas das USAs, o Tenecteplase.

SAMU/Divulgação

“Nós fizemos um investimento com as economias do Consórcio em equipamentos e medicamentos no valor aproximado de R$ 500 mil. Foram comprados monitores novos com marcapasso externo que oferecem a possibilidade de fazer o eletro dentro das ambulâncias, inclusive impresso, para que a equipe possa usar o trombolítico que está em todas as nossas sete USAs, à disposição do cidadão. Reforço que, caso haja necessidade de aplicação deste medicamento, nossos profissionais foram treinados adequadamente”, explicou.

SAMU/Divulgação

Segundo o diretor técnico do SAMU, Marco Aurélio Lobão, ter o Tenecteplase nas ambulâncias significa de fato, reduzir as mortes por infarto na região. Isso porque o medicamento é administrado em dose única, cuja ação no organismo é imediata, atuando sobre o trombo que obstrui a artéria do coração e provoca o Infarto Agudo do Miocárdio. “Isso garante mais chances de vida ao paciente, até a chegada a uma unidade hospitalar para tratamentos intensivos”, ressaltou Lobão.

SAMU/Divulgação

Ainda segundo o diretor técnico, o IAM é caracterizado por sintomas específicos como fortes dores no peito, de início súbito e radiada para o braço esquerdo ou região da mandíbula. “Essas são as manifestações do infarto, portanto, é fundamental que haja aplicação do trombolítico”, finalizou Lobão.

SAMU/Divulgação

Para José Marcio, a conquista significa sobretudo, garantir cada dia mais a eficácia do Serviço. “O objetivo do SAMU é reduzir as mortes por causas externas e mortes por causas evitáveis. Sendo assim, o infarto é uma das causas de mortes mais relevantes do nosso país e, nesse sentido, estamos trabalhando para melhorar nossos atendimentos, sempre mantidos com qualidade e dando a possibilidade de vida para aquele cidadão que por ventura, venha sofrer um agravo à saúde”, finalizou o coordenador do SAMU. Com informações da Assessoria de Comunicação do SAMU.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm