Evento no CAIC marca o Dia Mundial Sem Tabaco e destaca a importância de se livrar do vício do fumo

cigarro_tabaco_fumo
Todo dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. Trata-se de uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 1987. Em 2016 o tema escolhido é “A Interferência da Indústria do Tabaco”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Também estão sendo destacados os muitos danos que a produção e o uso de tabaco provocam no meio ambiente, na exploração do trabalho infantil e nas consequências do fumo passivo.

No Brasil o tema é “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”. Em Pará de Minas foi realizado um encontro de um grupo de fumantes que estão lutando para se livrar do vício do cigarro. O evento foi realizado n a Unidade Básica de Saúde localizada nas dependências da Escola Municipal Amélia Guimarães (CAIC), no Bairro Santa Edwiges.

nilza_moreira310516
A dona de casa Nilza Moreira está tentando parar de fumar após 40 anos. Ela conta que o vício é terrível de ser combatido e chega a ficar muito nervosa e isolada por causa da síndrome de abstinência. Contudo, está se sentindo melhor:

Nilza Moreira
dstbnilzamoreira

O clínico geral Robson de Souza Almeida,ressalta que a data é de suma importância para toda a sociedade. Ele lembra que no passado a prática do tabagismo não era vista como um malefício e os conceitos mudaram com o tempo:

Robson de Souza Almeida
dstbrobsondesouzaqlmeida1

robson_de_souza _almeida310516
O médico disse ainda que os fumantes que estão conseguindo ficar sem o cigarro sentem os benefícios dentro de um curto prazo. Segundo ele, aqueles que param de fumar melhoram a qualidade de vida e diminuem os riscos de contrair doenças como o câncer de pulmão:

Robson de Souza Almeida
dstbrobsondesouzaqlmeida2

O cigarro pode provocar câncer em praticamente todos os órgãos que a fumaça percorre. Desde a boca, a língua, a traqueia e o pulmão. Além disso, o tabagismo compromete o sistema circulatório e contribui para o infarto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!