Eduardo Barbosa apresenta projeto para garantir educação ao longo da vida

edbarbosa_br
O deputado federal Eduardo Barbosa apresentou um projeto de lei (PL 5374/2016) para alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para garantir o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. O texto também propõe que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitua instrumento para a educação ao longo da vida e, finalmente, que a educação especial seja estendida ao longo da vida, em todos os níveis e modalidades.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo Eduardo Barbosa, o conceito de educação ao longo de toda a vida ganhou impulso com o Relatório elaborado em 1996 para a UNESCO, pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, denominado “Educação um tesouro a descobrir”. “Este documento considerava que a educação deveria se organizar, ao longo de toda a vida, em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”.

O deputado ainda cita duas Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEA), que trataram do assunto. A V CONFINTEA, abordou a necessidade do reconhecimento do “Direito à Educação” e do “Direito a Aprender por Toda a Vida”, e a VI CONFINTEA acentuou a busca de articulação entre os conceitos de educação e de aprendizagem ao longo da vida

“É um assunto amplamente debatido e essencial para que as habilidades e competências adquiridas na educação formal não sejam perdidas, bem como para a aquisição de novas habilidades, assegurando às pessoas com deficiência, especialmente com deficiência intelectual e múltipla, melhor qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e participação na vida comunitária”, afirmou o deputado, que teve aprovado requerimento para a realização de uma audiência pública na Câmara para tratar sobre o assunto. A audiência está pré-agendada para o dia 22 de junho, data ainda a confirmar.

Vale ressaltar que o aprendizado ao longo da vida é assegurado no art. 24 da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!