Deputado Inácio Franco participa de audiência pública sobre melhoramento genético

inacio_franco300516
O município de Carmo do Rio Claro, no sul de Minas, recebeu nesta segunda-feira (30/05) a visita da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que tem como membro o Deputado Estadual Inácio Franco. Em audiência pública, foi discutido o melhoramento genético da pecuária do Estado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O principal foco da conversa foi o Pró-Genética – Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais, que promove feiras regionais de touros e vacas de qualidade genética superior, e o acesso dos pequenos e médios pecuaristas, através de financiamentos (bancários ou dos próprios vendedores), visando o aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade da pecuária mineira.

inacio_franco300516q
Como produtor rural, Inácio Franco sabe da importância de se debater o assunto, principalmente com o pequeno produtor. “Sei que estamos sempre buscando e discutindo maneiras de aprimorar as técnicas de produção e o melhoramento genético é o nosso recurso mais importante nessa luta”, ressalta.

Minas Gerais ocupa o 2º lugar no ranking nacional (FAEMG/2015) do efetivo rebanho de bovinos, e o maior produtor nacional de leite, com 27% de participação, e ainda tem muito espaço para crescer. Para o presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, o que o animal produz em carne, leite e ovos depende da genética e da condição do ambiente, que sofre interferência do clima, do manejo e da gestão. Para ele, o ideal é que haja equilíbrio entre genética e qualidade ambiental.

O Pró-Genética é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a ABCZ.

Fonte: ALMG e FAEMG
Texto – Tamires Duarte – Assessora de imprensa
Crédito das fotos: Pollyanna Maliniak

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!