Pará de Minas entrega base do SAMU e funcionamento do serviço depende de acertos sobre custeio


Na manhã desta quinta-feira, 30 de dezembro, em cerimônia simples o prefeito Antônio Júlio de Faria entregou a base pronta e equipada para o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A base fica em local estratégico, no mesmo terreno onde foi construída à UPA 24 Horas Dr. Morel Mendonça Meireles, no bairro Senador Valadares. Também integra este complexo dedicado a saúde o Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira.

A conclusão e entrega desta obra era uma prioridade para o prefeito Antônio Júlio de Faria que está encerrando seu mandato. Na mesma solenidade ele entregou as UPA 24 horas toda mobiliada, equipada e pronta para funcionar.

Sobre o SAMU, recentemente ocorreu uma reunião entre o secretário de Estado da Saúde em exercício, Nalton Cruz, o ministro da Saúde, Ricardo Barros e outras pessoas envolvidas no processo de implantação do SAMU Oeste. No encontro foram acertados detalhes sobre custo do serviço de urgência será bancado pelos governos federal, estadual e municipal.

Após a conversa, o Governo de Minas Gerais anunciou que SAMU Oeste, consórcio ao qual Pará de Minas faz parte, entrará em funcionamento no início de 2017. Esta notícia foi muito comemorada pelo secretário municipal de Saúde Cléber de Faria Silva, que está deixando o cargo.

O secretário Executivo do SAMU Oeste, José Márcio Zanardi esteve em Pará de Minas participando da entrega da base para funcionamento do Serviço Móvel de Urgência. Ele confirma que o trabalho está avançado e falta apenas resolver detalhes sobre o custeio para que as operações iniciem:

José Márcio Zanardi
josemarciozanardisamu1

José Márcio Zanardi acrescenta que das 24 bases previstas no projeto inicial, falta concluir apenas a do município de Formiga. Entretanto, isso não seria empecilho para o início das atividades. O que está atrasando o processo é falta de dinheiro. Inicialmente, a informação era que Pará de Minas teria um custo mensal de R$ 22 mil para manter o serviço. Porém, o secretário Executivo do SAMU Oeste afirma que estes valores estão sendo revistos, em razão da crise financeira:


José Márcio Zanardi
josemarciozanardisamu2

Ele também explicou que central do SAMU Oeste está localizada em Divinópolis. Todas a chamadas através do 192 serão direcionadas para lá e são integradas com o 193 do Corpo de Bombeiros. A partir do chamado, o atendente direcionará a ambulância que estiver mais próxima para fazer o atendimento, uma vez que todas são muito bem equipadas:

José Márcio Zanardi
josemarciozanardisamu3

O atendimento pelo telefone 192 funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. A cobertura será para a população de todo os municípios que compõem a macrorregião, beneficiando cerca de 1.190.00 de pessoas.

O SAMU realizará o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho, vias públicas ou qualquer outro lugar. O sistema interligado será gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!