Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Restrições de pesca no período da Piracema valem a partir do dia 1º de novembro


Começam nesta quinta-feira, 1º de novembro, as restrições para a atividade de pesca em todo o estado de Minas Gerais. A proibição está prevista nas portarias do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

As normas 154, 155 e 156 foram publicadas no ano de 2011 e estão valendo. Elas definem as regras para a pesca nas Bacias Hidrográficas até o dia 28 de fevereiro de 2019.

Nessa época os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem. Trata-se da chamada Piracema. Com as portarias, a pesca de espécies nativas está proibida em toda Minas Gerais.

A pesca amadora e de subsistência, embarcada e desembarcada, são permitidas desde que observadas as restrições constantes nas legislações em vigor. A fiscalização será intensa por parte da Polícia Militar do Meio Ambiente.

De acordo com o cabo Adriano Dutra, do 4º Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente sediado em Pará de Minas, é importante os pescadores portarem a carteirinha e ficarem atentos aos limites previstos durante a Piracema:

Adriano Dutra
cabo_adriano_dutra_piracema1


As orientações não foram alteraram desde o ano de 2011. Vale ressaltar que o peso da pesca não é cumulativo e os apetrechos se limitam a cinco varas e um caniço simples. Não é permitida a pesca na modalidade de espera:

Adriano Dutra
cabo_adriano_dutra_piracema2

A captura de espécies exóticas (com origem em outros países) e alóctones (com origem em outros estados) está restrita a três quilos diários, ou por jornada de pesca, por pescador.

Está permitida a pesca apenas da piranha, a pirambeba, camboja ou tamuatá. São espécies naturais da bacia do Rio São Francisco, porém, o pescador não poderá exercer a atividade profissional na Piracema:

Adriano Dutra
cabo_adriano_dutra_piracema3

A carteirinha de pescador amador ou profissional pode ser adquirida pelo site do IEF. O interessado deverá preencher o formulário com os dados, emitir uma guia e após o pagamento poderá ter acesso ao documento que vale por 1 ano.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm