Pará de Minas terá o 2º Dia D de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite neste sábado

Neste sábado, 1º de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá o segundo Dia D de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite em Pará de Minas. A meta da campanha é imunizar no mínimo 4.300 crianças.

No país todo o alvo é vacinar mais de 11 milhões de crianças com o objetivo de diminuir a possibilidade de retorno das duas doenças, pois o vírus voltou a circular no país e ameaça a saúde pública.

As doenças tinham sido eliminadas no Brasil. Mas, recentemente foi constatado um surto de sarampo nos estados de Roraima e Amazonas. Vários casos em outras regiões também estão sendo investigados.


Isso mostra que o índice de cobertura vacinal no Brasil está bem abaixo do ideal devido ao relaxamento na prevenção. Especialistas acreditam que o Sarampo e a Pólio podem ter voltado devido a migração de pessoas de outros países.

A imunização desta vez será somente na Policlínica Nossa Senhora da Piedade, localizada na praça Galba Veloso, nº 2 – Centro. As doses serão aplicadas nas crianças das 8h às 16h.

Érica Regina da Silva, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para esta oportunidade de os pais e responsáveis vacinarem as crianças e evitar novos casos das doenças:


Érica Regina da Silva
diadvacinacaoericaregina

Não existe nenhuma contraindicação para tomar a vacina. Vale lembrar que a campanha é direcionada para as crianças de 1 a menor de 5 anos. Os adultos deverão apenas atualizar o cartão de vacinação.

Quem não conseguir levar a criança para vacinar neste sábado, 1º de setembro, poderá se dirigir até algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pará de Minas que terão horário estendido entre os dias 3 e 6 de setembro, das 16 às 18 horas para reforçar a campanha de vacinação contra poliomelite e sarampo.

O horário de funcionamento será estendido nas Unidades Básicas de Saúde do São Cristóvão, CAIC, Dom Bosco, Residencial Capanema, Providência e Grão- Pará.

Importante destacar que durante esse horário estendido, das 16 as 18 horas, as Unidades Básicas de Saúde funcionarão exclusivamente para vacinação das crianças contra sarampo e poliomielite.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!