Falsos agentes de saúde tentam ludibriar paraminenses para entrar em residências

Nos últimos anos o governo federal mantém em parceria com os municípios o Programa de Saúde da Família (PSF) para atender as demandas da atenção básica. Uma iniciativa que tem como objetivo a prevenção.

Cada região da cidade tem a cobertura de um PSF com base num mapeamento. Os agentes de saúde e enfermeiros visitam as residências e obtém algumas informações dos moradores.

As visitas são periódicas e os servidores verificam as demandas, orientam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e fazem os encaminhamentos como pedidos de exames, consultas, entre outros.


Infelizmente algumas pessoas estão aproveitando a oportunidade para se passarem por agentes de saúde e entrar nas casas para pegar dados pessoais e cometer furtos e roubos de objetos.

O alerta é da enfermeira Débora Márcia dos Santos, do PSF do bairro Nossa Senhora das Graças. Ela afirma que todos os agentes de saúde possuem crachá de identificação e uniforme.

Por isso é importante que todos os moradores fiquem atentos e não abram a porta para desconhecidos que se identificam como servidores da área da saúde. Em caso de suspeita, a pessoa pode ligar para o PSF:


Débora Márcia dos Santos
falsosagentesdesaudedeboradossantos

A população deve ficar atenta, pois, um dos relatos da ação dessas pessoas desconhecidas vem justamente do bairro Nossa Senhora das Graças. Recentemente uma senhora contou que duas mulheres usando calças pretas e blusas brancas de mangas compridas tocaram o interfone de sua residência dizendo que eram agentes de saúde.

Ela abriu a porta e uma das mulheres entrou em sua casa. Pouco depois a outra tocou o interfone querendo entrar também. Como a senhor não viu nenhuma identificação na mulher que estava em sua casa, não abriu o portão para que a outra suposta agente de saúde. Com isso, a que estava com ela apenas aferiu a pressão arterial rapidamente e saiu rapidamente do imóvel sem coletar nenhuma informação da senhora.

Na ocasião a Secretaria Municipal de Saúde negou que fossem agentes de saúde e orientou que em situações como essa as pessoas devem acionar a Polícia Militar. Fica o alerta principalmente para as residências onde pessoas idosas ficam muito tempo sozinhas.

Caso suspeite de golpe, a pessoa deve acionar a Polícia Militar pelo telefone 190. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nossa Senhora das Graças funciona na rua Capitão João da Cruz, nº 336. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (37) 3231-7883.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!