Motoristas desrespeitam sinalização e estacionam veículos em vagas destinadas ao transporte escolar


O aumento da frota de veículos circulando pelas ruas vem causando muitos transtornos e dificultando a mobilidade urbana. Os carros de passeio e as motocicletas praticamente tomaram todo o espaço das vias.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para piorar ainda mais a situação, a grande maioria das cidades não foram projetadas para receber um fluxo tão grande de veículos. A situação desafia o poder público e os especialistas que estudam soluções para o problema.

Em Pará de Minas as ruas da área central são estreitas e não comportam tantos carros e motos. Além disso, os locais regulamentados para os estacionamentos estão muito aquém da demanda por vagas.


Com isso os condutores são obrigados a disputar espaços. Muitas vezes é preciso estacionar o veículo longe e continuar o percurso a pé. Todos os dias é uma verdadeira luta para conseguir uma vaga de estacionamento.

Até mesmo as motocicletas estão com dificuldades para encontrar um local para parar. A situação é tão crítica que muitos motoristas chegam ao ponto de estacionar em vagas para idosos, deficientes, entre outros.

Nas portas das escolas da cidade é um verdadeiro caos. A Gerência de trânsito da prefeitura instalou placas regulamentando os horários exclusivos para que as vans possam fazer o desembarque de alunos.

Porém, muitos condutores de carros particulares não respeitam e os profissionais do transporte escolar se viram como podem. Em locais como nas proximidades das escolas estaduais Fernando Otávio e Frei Concórdio, no bairro São Francisco, a situação é muito difícil para os motoristas de vans escolares encontrarem uma vaga.

O cenário é parecido nas imediações da Escola Estadual Torquato de Almeida. O motorista Cirineu de Souza Garcia, fala que todos os dias é um verdadeiro dilema por causa do desrespeito as normas de trânsito:


Cirineu de Souza Garcia
vanscirineudesouzagarcia

Edelberto Raimundo de Oliveira Gonzaga também trabalha com o transporte escolar. Ele acredita que falta educação e conscientização dos motoristas e isso causa muitos transtornos nas portas das escolas:

Edelberto Raimundo de Oliveira Gonzaga
vansedelbertoraimundooliveira

A reportagem do Portal GRNEWS também conversou com um motorista, que não será identificado publicamente, e estacionou o carro na vaga das vans na porta da Escola Estadual Torquato de Almeida, localizada no Centro. Ele disse que está difícil encontrar uma vaga e arriscou parar no local destinado ao transporte escolar:


Motorista
vansmotorista1

Outro motorista, que também não será identificado publicamente, disse que é preciso ter muita sorte para encontrar um local para deixar o carro. Acrescentou que às vezes estaciona em um lugar proibido rapidamente por causa da falta de vagas:

Motorista
vansmotorista2

A regulamentação das áreas de estacionamento em Pará de Minas é competência da Gerência de Trânsito da prefeitura. Já a responsabilidade fiscalização ao cumprimento das normas de trânsito é da Polícia Militar.

A assessoria de Comunicação da 19ª Companhia da Polícia Militar também foi procurada pela reportagem do Portal GRNEWS e informada sobre o problema enfrentado pelos motoristas do transporte escolar. Ninguém concedeu entrevista, mas a assessoria informou que a fiscalização será intensificada nas proximidades das escolas. O objetivo é flagrar os motoristas que não estão respeitando a sinalização e estacionando em vagas destinadas aos veículos que realizam o transporte escolar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!