Pecuaristas devem vacinar o gado bovino contra a febre aftosa até esta terça

boi_vaca_aftosa
Termina nesta terça-feira (31) o prazo da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 2016. Os produtores devem adquirir as vacinas aplica-las devidamente nos animais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os pecuaristas também terão até o dia 10 de junho para comprovar a imunização dos animais para o escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O procedimento pode ser feito de duas maneiras.

O produtor poderá declarar AQUI ou levar o documento preenchido, junto com a nota fiscal de compra das vacinas, a um dos escritórios regionais do órgão sanitário.

Minas Gerais completou 20 anos sem casos suspeito da doença no rebanho. A vacinação é obrigatória e a principal forma de prevenção ao vírus. A expectativa é de que 23,9 milhões de bovinos sejam imunizados este ano.

O produtor de gado, Francisco Xavier, ressalta a importância de se erradicar a doença e trabalhar dentro das exigências legais. Segundo ele, todo o esforço é válido e traz muitos benefícios para toda a cadeia produtiva:

francisco_xavier300516
Francisco Xavier
vacftfranciscoxavier1

Nelson Xavier Teixeira, outro produtor de bovinos, conta todos os anos cumpre com as obrigações de vacinação. Ele revela que o processo dá um pouco de trabalho, o que é normal no processo:

nelson_xavier _teixeira300516
Nelson Xavier Teixeira
vacftnelsonxaviertexeira

O produtor Welington Baía também enalteceu a vacinação contra a febre aftosa. De acordo com ele é todo esse cuidado que está segurando o mercado de bovinos em todo o estado de Minas Gerais:

welington_baia300516
Welington Baía
vacftwelingtonbaia

Os fiscais do IMA realizam fiscalizações em propriedades rurais durante todo o ano. O produtor que não vacinar o rebanho contra a febre aftosa estará sujeito a uma multa de R$ 75,27 por cabeça.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!