Exposição excessiva a telas de celulares e tablets pode provocar miopia, alerta especialista


O avanço tecnológico proporcionou a oportunidade para milhões de pessoas adquirirem modernos aparelhos eletrônicos. São smartphones e tablets de última geração que disponibilizam inúmeras funções.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os equipamentos chamam a atenção especialmente de crianças e adolescentes. É possível fotografar, filmar, editar montagens, mandar mensagens, participar de jogos, fazer ligações e outras funções através de aplicativos.

Porém, o uso excessivo dos aparelhos pode causar problemas de visão. Além disso, a exposição ao mundo virtual sem moderação tem se tornado um grande vício para muitas pessoas, já considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso é importante o equilíbrio.

De acordo com o oftalmologista Leonardo Torquetti existem estudos científicos que mostram a relação do uso da visão de perto com os casos de miopia. Inclusive o especialista alerta que isso vai provocar uma epidemia da doença no futuro:


Leonardo Torquetti
eletronicosemiopialeonardotorquetti1

Os pais ou responsáveis precisam ter cuidados redobrados com as crianças com idade até sete anos, pois, nesta fase da vida ocorre o desenvolvimento da visão. Os pais devem limitar o uso de celulares e tablets e o recomendado é não assistir filmes nestes aparelhos:

Leonardo Torquetti
eletronicosemiopialeonardotorquetti2

Explica que as telas não podem ter muita ou pouca luminosidade. Os olhos são afetados pelos excessos e por isso é importante fazer a regulagem adequada. Outro problema que o uso de aparelhos eletrônicos a noite é relacionado ao ciclo do sono:

Leonardo Torquetti
eletronicosemiopialeonardotorquetti3

Os médicos orientam a evitar o uso de aparelhos celulares e tablets próximo do horário de dormir. A luz das telas atrapalha o organismo na preparação para o sono e uma note mal dormida pode causar sérios danos à saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!