Vereadores aprovam criação do Serviço de Inspeção Sanitária em Pará de Minas, durante reunião extraordinária


Na tarde desta quinta-feira, 30 de março, foi realizada uma reunião extraordinária na Câmara Municipal de Pará de Minas. Na oportunidade dos vereadores discutiram e votaram um projeto enviado pelo prefeito Elias Diniz (PSD).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A matéria dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Sanitária no município. O novo serviço irá atuar na fiscalização de todas as empresas que trabalham com produtos de origem animal.


Entre esses estão laticínios, frigoríficos, casas de carnes, entre outros. O objetivo da proposta é assegurar a qualidade das mercadorias que são vendidas, visando proteger a saúde da população.

Rodrigo José de Oliveira, proprietário de um laticínio no distrito de Torneiros, em Pará de Minas, esteve na reunião. Ele conta que esta semana foi surpreendido pelos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que exigiram um laudo de inspeção do município. A empresa foi lacrada até que a situação seja regularizada:

Rodrigo José de Oliveira
inspecaomunicipalrodrigojose1


O empresário explica que ao procurar pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), constatou que ele não existia em Pará de Minas. A partir daí começou todo o processo para a elaboração da lei que cria o órgão:

Rodrigo José de Oliveira
inspecaomunicipalrodrigojose2

Sílvio Elias Soares, proprietário de uma casa de carnes, conta que seu estabelecimento comerciante está fechado desde o mês de março do ano passado. Foi exigida a adequação as normas do IMA.

Ele explica que tinha toda a documentação exigida pela Vigilância Sanitária de Pará de Minas foi providenciada. Contudo, os fiscais do órgão estadual apresentaram exigências que demandam grandes investimentos e inviabilizaram a continuidade do negócio:


Sílvio Elias Soares
inspecaomunicipalsilvioeliassoares

O procurador Geral do Município, Júlio César de Oliveira, esteve na Câmara Municipal durante a sessão extraordinária. Ele ressalta que a aprovação do projeto é uma grande conquista para o agronegócio de Pará de Minas:

Júlio César de Oliveira
inspecaomunicipallucassilvajard1


A nova lei será sancionada pelo prefeito nesta sexta-feira, 30 de março. O decreto para regulamentar o SIM está sendo editado e o serviço será feito através de um consórcio que será firmado em Divinópolis:

Júlio César de Oliveira
inspecaomunicipaljuliocesar2

Lucas da Silva Jardim, chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, revela que há muitos anos vem cobrando a criação do serviço de inspeção no município. Ele informa que foram registradas diversas denúncias que precisavam ser atendidas pela fiscalização:

Lucas da Silva Jardim
inspecaomunicipallucassilvajard1


Ele explica que a Vigilância Sanitária fiscaliza apenas a comercialização dos produtos de origem animal. Porém, os estabelecimentos que trabalham com o comércio intermunicipal dos produtos precisam ser inspecionados:

Lucas da Silva Jardim
inspecaomunicipallucassilvajard2

A Prefeitura de Pará de Minas terá serviços de inspeção através do SIM, tornando-se responsável pelas medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica e fiscalização, garantindo a qualidade dos produtos e possibilitando o livre trânsito intermunicipal dos produtos de origem animal.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!