Sindicato cobra reajuste para servidores municipais e vereador critica demora do prefeito para enviar o projeto


Neste inicio de 2018 os servidores da Prefeitura de Pará de Minas aguardam com grande expectativa o envio para a Câmara Municipal do projeto de lei que definirá o reajuste salarial da categoria.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A proposta ainda não encaminhada pelo Poder Executivo e as especulações nos bastidores começaram. O temor dos trabalhadores é em relação à falta de recursos para arcar com o custo envolvido na concessão do aumento salarial.

No dia 3 de janeiro de 2018 o prefeito Elias Diniz (PSD) declarou que em um prazo de 10 dias anunciaria o aumento salarial para os servidores públicos municipais. Isso não ocorreu até o momento.

Posteriormente Elias Diniz foi questionado sobre o assunto no dia 22 de janeiro e ele respondeu que o governo de Minas Gerais não repassou todo o montante do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os cofres do município.

Essa retenção dos valores impossibilitou o planejamento financeiro para definição do reajuste na folha de pagamento. O chefe do Poder Executivo alega que a situação é delicada e é preciso aguardar para definir o reajuste dos servidores.

Sem o dinheiro não repassado na integralidade pelo Governo Federal, o prefeito sugeriu reduzir o repasse mensal da Câmara Municipal de 7% para 5% e com isso reajustar os salários. Os vereadores já disseram que não concordam em reduzir o repasse mensal que é constitucional.

De acordo com Tânia Valeriano Chaves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (SITRASERP), as negociações continuam transcorrendo e o aumento de 3% seria apenas uma correção anual:


Tânia Valeriano Chaves
reajusteservidorestaniavaleriano1

A sindicalista está pleiteando um aumento de 7% nos salário de todo o funcionalismo público municipal. Outras propostas seriam a liberação de um vale alimentação e vale transporte para a classe trabalhadora:

Tânia Valeriano Chaves
reajusteservidorestaniavaleriano2

O vereador Nilton Reis Lopes (MDB) fez uso da tribuna da Câmara Municipal durante a reunião da noite de segunda-feira, 29 de janeiro, e criticou o prefeito de Pará de Minas. Segundo ele, o gestor sabia dos desmandos do governador Fernando Pimentel (PT) e deveria ter se precavido para conceder o reajuste salarial aos servidores públicos municipais:


Nilton Reis Lopes
reajusteservidoresniltonreislopes

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Marcus Vinícius Rios Faria (MDB), o projeto de lei que trata do aumento de salário dos funcionários públicos do município ainda não foi protocolado na Casa.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!