Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Trabalho da Biblioteca Pública Municipal é destacado no Dia Nacional do Livro


O Dia Nacional do Livro é comemorado nesta segunda, 29 de outubro. A escolha da data foi em razão da transferência da primeira Biblioteca para outro local, em 1810. Na época foi fundada a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.

Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico vindo da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. Ele era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, entre outros materiais.

O livro é um grande instrumento na formação dos cidadãos, pois amplia os conhecimentos, reflexões e interpretações. Além disso, a leitura melhora o vocabulário, a escrita e a comunicação das pessoas.


As publicações podem variar no gênero dos textos apresentados. Entre algumas opções estão documentários, romances, suspenses, ficções, autoajuda, religiosos, poemas e poesias, disciplinas escolares e profissões.

Antes de publicar um livro o autor deve procura uma editora para apresentar seu material. A obra é analisada criteriosamente e deve estar devidamente registrado em cartório para garantir os direitos autorais.

Em seguida o trabalho é impresso e distribuído para milhares de leitores de diferentes segmentos da sociedade. Uma nação que lê muito é mais desenvolvida e mais bem informada sobre diversas questões.


Em Pará de Minas a Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado conta com um grande acervo de publicações para diferentes gostos. Há anos é desenvolvido um trabalho para incentivar a leitura.

Apesar da invasão da era digital, o contato com os livros impressos continua sendo indispensável. Segundo Fernanda Samla Souza Costa, responsável pela Biblioteca Pública, campanhas inclusivas foram feitas devido à oferta de livros em braile para deficientes visuais:


Fernanda Samla Souza Costa
diadolivrofernandasamla1

Ainda de acordo com ela, o número de paraminenses que frequentam a biblioteca e procuram livros chega a mais de 20 mil. A demanda dos leitores continua aumentando e esses dados são muito positivos:

Fernanda Samla Souza Costa
diadolivrofernandasamla2

A Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado funciona no prédio da Casa da Cultura, na praça Torquato de Almeida, nº26 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm