UPA de Pará de Minas completa um ano e já atendeu 100 mil pacientes


No dia 29 de junho de 2017 foi inaugurada oficialmente em Pará de Minas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr. Manoel Mendonça Meireles. A solenidade contou com a presença de várias autoridades e outros convidados.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Pouco tempo depois da inauguração a unidade foi credenciada pelo Ministério da Saúde, o que estava sendo aguardado há 12 anos. Com isso o município recebe R$ 170 mil mensais para ajudar no custeio.

A UPA gera uma despesa mensal de aproximadamente R$ 900 mil para a prefeitura. A estrutura conta com um moderno laboratório, uma farmácia, um aparelho de Raio-X e o sistema de prontuário eletrônico.

A administração passou por mudanças e implantou novos protocolos de atendimento. Os pacientes recebem senhas e são chamados por um moderno sistema eletrônico, o que dá celeridade a assistência.


Também são respeitados os critérios estabelecidos pelo protocolo de Manchester, priorizando os casos de urgência e emergência. Durante o primeiro ano de funcionamento a UPA atendeu 100 mil pacientes da região.

Além de Pará de Minas, os serviços foram disponibilizados para os moradores de Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Onça de Pitangui, Nova Serrana, Pequi, Pitangui e São José da Varginha.

De acordo com o prefeito Elias Diniz (PSD), a nova unidade chegou para atender as reivindicações antigas de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os números são positivos e motivos de muita comemoração:


Elias Diniz
umanodeupaeliasdiniz

Segundo Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, o extinto Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira (PA) era alvo de muitas reclamações. Até a Polícia Militar era acionada por causa dos transtornos e com à UPA 24 horas tudo isso acabou:


Paulo Duarte
umanodeupapauloduarte

Geane Pinheiro, diretora da UPA 24 horas, informa que foram administradas 87.533 medicações nos pacientes. Também foram realizados 18 mil exames de Raio-X e 271 mil exames laboratoriais:


Geane Pinheiro
umanodeupageanepinheiro

A balconista Larissa Adriele Leite Santos estava acompanhando a tia na unidade. Segundo ela, o atendimento foi rápido e os profissionais estavam dando toda a assistência necessária para que a paciente fosse para um hospital operar por causa de pedras na vesícula:


Larissa Adriele Leite Santos
umanodeupalarissaadriele

A UPA 24 horas de Pará de Minas conta com 48 médicos, 22 enfermeiros, 23 técnicos em Enfermagem, 17 auxiliares de Enfermagem, 8 técnicos em Raio-X, 4 farmacêuticos, 9 bioquímicos e um fisioterapeuta.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!