Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Leitura das digitais dos eleitores pela biometria foi o único empecilho nas seções, afirmam mesários


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) organiza com bastante antecedência a estrutura para a realização das eleições. Este ano a disputa foi bastante acirrada entre os candidatos e os resultados foram surpreendentes.

Milhares de urnas eletrônicas foram disponibilizadas pelos Cartórios Eleitorais e transportadas para as respectivas seções. O trabalho começou durante a madrugada e terminará no final da noite deste domingo, 28 de outubro.


Neste segundo turno a votação transcorreu tranquilamente e sem longas filas. Os eleitores tiveram que escolher apenas os candidatos ao governo de Minas Gerais e a presidência da República, o que acelera o processo.

A votação encerrou às 17h e agora começa a apuração dos dados. As informações coletadas pelas urnas são descarregadas no sistema informatizado do TSE. Os resultados começarão a ser computados às 19h.


Durante todo o dia os mesários e presidentes de seções eleitorais tiveram muito trabalho. Em Onça de Pitangui, por exemplo, houve falta de energia elétrica e os equipamentos eletrônicos funcionaram a base de baterias.

Daniela Campolina Peixoto é mesária há 14 anos. Nesta eleição ela trabalhou na Escola Estadual Governador Valadares. Afirma que a experiência é muito positiva e o mais trabalhoso às vezes é captar as digitais do eleitor:


Daniela Campolina Peixoto
mesariodanielacampolina

A mesária Margareth Mendonça Leitão Alves ressalta que o trabalho é uma forma de exercer a cidadania. Durante a votação os voluntários auxiliam muitas pessoas e a maior dificuldade é com a leitura das digitais pela biometria:


Margareth Mendonça Leitão Alves
mesariomargarethalves

Siomara Pena, presidente de uma seção eleitoral, explica que o trabalho começa cedo e conta com o Poder Judiciário. Os voluntários tem direito a dois dias de folga nas empresas onde trabalham e isso compensa todo o esforço:


Siomara Pena
mesariossiomarapena

Em Pará de Minas cinco urnas tinham sido trocadas por problemas técnicos, segundo informações do Cartório Eleitoral. Contudo, o pleito foi muito tranquilo e mais uma vez as ruas da cidade estão limpas.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm