Eleitores de Pará de Minas aprovam uso do e-Título pelo aparelho celular durante a votação


A Comarca de Pará de Minas foi uma das primeiras do estado de Minas Gerais a realizar o recadastramento biométrico. O procedimento aconteceu no ano de 2009 e todos os eleitores foram convocados a participar.

Na época foram tirados novos Títulos de Eleitores para atualizar o cadastro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Outra medida foi a coleta das digitais para que o leitor biométrico fizesse a identificação nas urnas eletrônicas.

Este ano os paraminenses tiveram a oportunidade de baixar o aplicativo do E-título constando todos os dados cadastrais. O documento eletrônico está sendo aceito pela Justiça Eleitoral na hora de votar.

Alguns eleitores já utilizaram a nova tecnologia que dispensa o porte do documento impresso. Além dos dados, o e-Título apresenta também a foto do eleitor e disponibiliza a emissão de certidão de quitação eleitoral.

O recurso tecnológico facilita a vida dos eleitores porque somente com o telefone celular é possível exercer o direito de voto. Vale ressaltar que o sistema é confiável, altamente seguro e moderno.

A auxiliar administrativo Elisabete Helena Franco Costa compareceu a uma seção eleitoral da Escola Estadual Fernando Otávio, no bairro São Francisco, e foi uma das pessoas que votaram com o E-título.

Ela aprovou a nova tecnologia disponibilizada pela Justiça Eleitoral e disse que atualmente o celular é utilizado para várias funções. A expectativa é de que os documentos impressos deixem de ser utilizados com o passar do tempo:


Elisabete Helena Franco Costa
etituloelisabetehelenafranco

É importante lembrar a todos os eleitores de recarregarem a bateria e mantê-la com a carga necessária para que o aparelho não desligue na fila de votação e provoque atrasos e transtornos.

Caso o aparelho tenha uma pane inesperada, o eleitor pode apresentar um documento de identidade com foto. Os eleitores dos municípios que não fizeram a biometria ainda não tem acesso ao e-Título.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!