Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Protecionismo crescente preocupa chanceleres do Brics

Ministério das Relações Exteriores/Divulgação

À margem da 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), os ministros das Relações Exteriores do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, criticaram a nova onda de protecionismo e manifestaram oposição ao impacto de medidas unilaterais incompatíveis com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). Para os chanceleres, o protecionismo prejudica o comércio global e o crescimento econômico.

Nos últimos meses, Estados Unidos e China têm protagonizado uma guerra comercial com a imposição de tarifas sobre as exportações procedentes do mercado de um e de outro.

No comunicado divulgado ontem (27) após a reunião, os ministros reiteraram que o sistema de solução de controvérsias da OMC é a base do sistema multilateral de comércio destinado a aumentar a segurança e a previsibilidade no comércio internacional.

“Os ministros enfatizaram a importância de uma economia mundial aberta e inclusiva, permitindo que todos os países e povos compartilhem os benefícios da globalização. Salientaram seu firme compromisso com o livre comércio e com a centralidade de um sistema multilateral de comércio baseado em regras, transparente e não discriminatório, tal como consolidado na OMC”, diz o texto.

Os chanceleres reiteraram o compromisso do Brics com o multilateralismo e uma ordem internacional baseada em regras e reafirmaram a centralidade da ONU. “Os ministros garantiram seu apoio aos esforços para tornar a governança global mais representativa com maior participação de mercados emergentes e países em desenvolvimento na tomada de decisões globais”, informa o comunicado.

A reunião foi coordenada pelo chanceler brasileiro Aloysio Nunes Ferreira. O Brasil assumirá a presidência temporária do Brics em 2019 e será o anfitrião da 11ª cúpula do bloco. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm