Benedito Valadares foi recapeada há pouco tempo e asfalto terá que ser retirado para construir rede pluvial


No ano de 2015, ainda na gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB), o município foi contemplado com uma verba de R$ 2,3 milhões para obras estruturais na rua Benedito Valadares e de outras vias da região central de Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A verba foi liberada pelo governo federal por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB). Além de revitalizar a principal via do Centro, a meta era aumentar a vazão das águas das chuvas.

Para isso estava prevista a trocar da tubulação da rede pluvial. Para os técnicos no assunto essa grande intervenção resolveria definitivamente os problemas de alagamentos e enchentes na rua Benedito Valadares.


O projeto ficou no papel e o Ministério das Cidades definiu prazos para a elaboração e execução do projeto. O vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende, líder do PSDB na Câmara Municipal, cobrou providências em relação à obra.

Ele disse que se nenhuma providência fosse tomada pelo prefeito Elias Diniz (PSD) o recurso financeiro poderá voltar para o governo federal. O mesmo também foi dito pelo vereador Marcus Vinícius Rios Faria (PMDB).

Na tarde desta quarta-feira, 28 de junho, o prefeito de Pará de Minas explicou como está todo o processo. Na oportunidade ele apresentou o projeto protocolado na Caixa Econômica Federal (CEF), gestora dos recursos.


O chefe do Poder Executivo afirmou que o projeto sofreu algumas mudanças para que se enquadrasse em alguns critérios técnicos. Lembrou que a gestão anterior realizou o recapeamento da pista, mas para realizar a obra o asfalto precisará ser retirado totalmente:

Elias Diniz
obranaruadireitaeliasdiniz1

Quando a Prefeitura de Pará de Minas resolveu recapear a rua Benedito Valadares foram feitos questionamentos sobre o gasto desnecessário com esta obra. Primeiro, porque o recapeamento estava sendo feito antes da construção da nova rede pluvial. Logo, a camada asfáltica teria que ser retirada em pouco tempo. Outros alegaram que o serviço feito na gestão anterior não se justificava, pois a pista estava em boas condições. Á época a administração municipal salientou que para construir a rede pluvial não seria preciso retirar o asfalto, bastava abrir canais nas laterais da via. Argumenta que não se sustenta. Após a realização da obra, comerciantes instalados na Benedito Valadares gostaram do serviço, mas não esconderam o medo de novas enchentes devido à rede pluvial antiga e sem capacidade de absorver a água dos temporais.

Justamente por saber dessas opiniões diversas, o prefeito Elias Diniz disse que promoverá uma audiência pública para saber a resposta da sociedade a respeito da obra. Também serão discutidas alternativas para solucionar os problemas. No caso da perda dos recursos financeiros, isso poderá acontecer em todos os municípios do país porque os projetos precisam ser revistos e não existe tempo hábil:


Elias Diniz
obranaruadireitaeliasdiniz2

Ele ressaltou que inicialmente precisa ser estudado o projeto de construção de uma nova rede pluvial. Após essa obra que as outras melhorias, como a revitalização da via, poderão ser executadas com a devida responsabilidade:

Elias Diniz
obranaruadireitaeliasdiniz3

O presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Mário Justino da Silva (PRB), informou que a audiência pública para discutir as obras na rua Benedito Valadares será realizada em agosto e toda a população será convidada para participar:


Mário Justino da Silva
obranaruadireitamariojustinodasilva

Durante a audiência pública os paraminenses poderão participar com perguntas e sugestões a respeito das benfeitorias que estão sendo planejadas para a área central da cidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!