Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Relator da reforma política costura acordos para iniciar votação semana que vem

Wilson Dias/Agência Brasil

O relator da reforma política na Câmara dos Deputados, deputado Vicente Cândido (PT-SP), disse nesta terça (27) que espera construir acordos em torno de pontos importantes da proposta para que o texto comece a ser votado na próxima semana na Comissão Especial de Reforma Política. O deputado e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, se reuniram hoje com presidentes e representantes de 28 partidos políticos para discutir o tema.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Vicente Cândido disse que um dos pontos em que há maior entendimento é o de criar um fundo eleitoral com recursos públicos, que teria o valor de R$ 3,5 bilhões em 2018 e R$ 2,2 bilhões em 2020.

“Estamos muito convencidos de que nesta semana conseguiremos construir acordos nos pontos importantes para começar a votar na semana que vem. Talvez o ponto mais sensível nesse momento seja a criação do fundo, a medida em que estamos construindo também acordo para 2018”, disse Vicente Cândido.

Em relação ao fundo eleitoral, o parlamentar disse que há acordo em relação ao valor para 2018 e também de que a criação deve ocorrer por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Segundo ele, ainda é preciso fazer uma discussão sobre onde o fundo ficaria alojado, se no TSE ou em algum órgão do governo.

O relator disse que a aprovação da reforma é uma forma de “responder à grave crise política que estamos vivendo nesse momento e sinalizar para a sociedade mudanças mais significativas a partir de 2020”.

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, disse que é preciso chamar a atenção para a “imprescindibilidade da reforma”. “É esse o debate que estamos travando sobre a modernização do financiamento, do sistema eleitoral, isso foi objeto de debate hoje”, completou.

Perguntado se o Congresso Nacional tem autoridade para votar a reforma política mesmo com parlamentares envolvidos em denúncias da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, Gilmar Mendes respondeu que “os parlamentos no mundo todo enfrentam esse tipo de crise e não há alternativa. Vamos buscar onde?”. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm