Prefeito afirma que paralisação dos caminhoneiros é justa e não prejudica serviços essenciais em Pará de Minas


A paralisação dos caminhoneiros atingiu o oitavo dia nesta segunda-feira, 28 de maio, e continua em várias rodovias do país apesar dos anúncios feitos pelo presidente da República Michel Temer (MDB-SP) na noite de domingo (27).

Depois de uma longa reunião entre os líderes do movimento e representantes do governo federal ficou decidido que o óleo diesel ficará R$ 0,46 mais barato durante 60 dias e o eixo suspenso dos caminhões e carretas não pagarão pedágios.

O Senado Federal também votará um projeto para regulamentar uma tabela de mínima para os fretes. Esses foram os principais itens reivindicados pelos trabalhadores do transporte que não suportam mais pagar tanto imposto.

A paralisação provocou vários problemas em todo o Brasil. Mesmo assim os caminhoneiros continuam recebendo apoio da população que está revoltada com tanta corrupção e desmandos dos governantes.

Na tarde desta segunda-feira, 28 de maio, o prefeito Elias Diniz (PSD) disse que a administração municipal tomou várias para que os serviços públicos funcionem em Pará de Minas.

Paralisação dos caminhoneiros é justa
Inicialmente ele disse que a paralisação dos caminhoneiros é justa e o governo federal deveria reaver a política dos preços dos combustíveis. Ele espera que tudo seja restabelecido para que a economia não seja ainda mais prejudicada:


Elias Diniz
efeitosparalisacaoeliasdiniz1

Manutenção dos serviços essenciais
Ele se reuniu com todos os secretários para planejar o funcionamento dos serviços essenciais. A rede municipal de ensino continuará atendendo aos alunos até a próxima quarta-feira (30). Na quinta-feira (31) será feriado de Corpus Christi e na sexta-feira será ponto facultativo:

Elias Diniz
efeitosparalisacaoeliasdiniz2

Prioridades na Saúde
Na área da saúde estão sendo priorizados os atendimentos dos pacientes no Centro de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Uma carreta carregada de combustível está parada em Juatuba e foi solicitada junto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a escolta do veículo até Pará de Minas:

Elias Diniz
efeitosparalisacaoeliasdiniz3

Atenção especial para tratamento médico fora de Pará de Minas
Os atendimentos fora de domicílio também estão recebendo atenção especial. Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo atendidos e um estoque foi reservado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Está sendo aguardada uma entrega de oxigênio medicinal:

Elias Diniz
efeitosparalisacaoeliasdiniz4

Reserva de combustíveis da prefeitura
O reservatório de óleo diesel da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura está sendo destinado aos veículos da área da saúde. Máquinas e equipamentos estão parados e recebendo manutenção preventiva:

Elias Diniz
efeitosparalisacaoeliasdiniz5

Cancelamento de apoio a eventos esportivos
Na área de esporte o transporte de estudantes para os jogos que estão sendo disputados em Pitangui foi cancelado. Outros eventos que tinham o apoio logístico teve que ser cortado. As cirurgias eletivas que seriam realizadas no HNSC foram desmarcadas provisoriamente:

Elias Diniz
efeitosparalisacaoeliasdiniz6

Transporte coletivo urbano e coleta de lixo
A TURI reduziu os itinerários do transporte coletivo urbano por causa da falta de combustíveis. Os usuários devem ficar atentos aos horários. Nesta segunda-feira (28) a coleta de lixo voltará ao normal na área central. Na terça terça-feira (29) o serviço também será normalizado nos bairros, assim como a varrição de ruas e praças:

Elias Diniz
efeitosparalisacaoeliasdiniz7

Servidor receberá salário, caso tenha dinheiro no banco
O chefe do Poder Executivo também anunciou o pagamento dos servidores públicos municipais na quarta-feira, 30 de maio. Ressalta, porém, que poderá faltar dinheiro em espécie no banco porque os carros-fortes estão sem condições de transporte:

Elias Diniz
efeitosparalisacaoeliasdiniz8

Outros serviços
Os serviços das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Cultura, Comunicação Institucional, Esporte, Lazer e Turismo, estarão atendendo as demandas da população normalmente.

Abastecimento de água
A concessionária Águas de Pará de Minas também informa que o fornecimento de água na área urbana e na zona rural continua normal. A concessionária tem produtos químicos estocados para o processo de tratamento. Os serviços de manutenção de rede de água e esgoto estão sendo feitos normalmente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!