Cuidado ao adquirir animais da fauna silvestre para não incorrer em crime, alerta Polícia de Meio Ambiente


Muitas famílias gostam de ter animais de estimação em casa e em alguns casos decidem adquirir espécies exóticas. Antes de tudo é sempre importante buscar as informações necessárias para evitar incorrer em crimes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Essa cautela é necessária porque o tráfico de animais silvestres é uma atividade de alta lucratividade no mundo. Por possuir uma extensa biodiversidade, o Brasil tornou-se um grande atrativo para prática deste ilícito.

Além dos danos irreparáveis à natureza, com ameaça de extinção de várias espécies, outro grave problema é a crueldade a que os animais são submetidos, promovendo a caça e o comércio ilegal.

Cabo Adriano Dutra, do 4º Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente, destacou algumas exigências legais que devem ser observadas ao adquirir um animal silvestre para criar em casa ou em uma propriedade rural:

Cabo Adriano Dutra
cbadriano_silvestres1

No caso dos animais que não pertencem à fauna silvestre brasileira, deverá ter um estudo científico que demonstra claramente que não serão causados impactos ambientais. Os mais comuns e que não exigem liberação dos órgãos competentes são as aves:

Cabo Adriano Dutra
cbadriano_silvestres2


Outro detalhe importante é comprar animais de criadouros devidamente registradas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Essas empresas têm o compromisso de soltar na natureza uma parte dos filhotes criados, contribuindo para a fauna brasileira:

Cabo Adriano Dutra
cbadriano_silvestres3

Alguns pássaros como canários belgas e calopsitas são comercializadas sem problemas. Mas, é preciso estar alerta ao tráfico internacional de animais para evitar problemas e afetar a fauna:

Cabo Adriano Dutra
cbadriano_silvestres4

Os compradores e vendedores de animais silvestres que descumprem a lei cometem crime ambiental e estão sujeitos a multas pesadas e prisão.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!