Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

PM recomenda política da boa vizinhança para proteger casas de furtos durante viagens. Veja as dicas


Durante os períodos de férias e feriados prolongados, como agora na Semana Santa, muitas famílias aproveitam para viajar. A pausa para descanso possibilita rever parentes e amigos, além de visitar diferentes pontos turísticos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Mas, muitos imóveis ficam vazios e os criminosos também aproveitam a oportunidade para praticar crimes contra o patrimônio, entre os quais, arrombamento e furto. Por isso a importância de adotar a política da boa vizinhança.

A recomendação é solicitar a um parente, amigo e principalmente aos vizinhos próximos, que vigiem a residência. Essa união de esforços em vistoriar a ação dos bandidos -contribui para a segurança pública.

No feriadão de carnaval, foi identificada uma quadrilha que arrombou e furtou residências em Pará de Minas e um de seus integrantes foi preso na cidade de Betim. Eles vieram da região metropolitana de Belo Horizonte e praticaram os delitos na cidade.

O sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto, da assessoria de comunicação da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar, destaca a agilidade nas informações repassadas por um vizinho da casa invadida que ajudou na prisão desse suspeito:


Paulo Roberto Giardullo Pinto
arrombamentospaulogiardullo1

O militar destaca a importância dos vizinhos serem solidários ao verificarem qualquer movimento de pessoas e veículos suspeitos. Só assim é possível reprimir a prática de arrombamentos e furtos nos imóveis:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
arrombamentospaulogiardullo2

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 ou 181 – Disque Denúncia Unificado. As informações podem ser repassadas a Polícia Militar ou a Polícia Civil sem a necessidade de identificação.

Veja dicas para manter a sua casa segura durante suas viagens.

_ Não comente sobre sua viagem perto de pessoas estranhas.

_ Coloque as malas no carro dentro da garagem.

_ Evite divulgar fotos e informações sobre sua estadia nas redes sociais. Deixe para postar quando estiver de volta.

_ Entregue uma chave para um amigo ou parente em caso de emergência.

_ Avise um vizinho de confiança sobre o período que vai passar fora. Aproveite e deixe seus contatos e os da pessoa que ficou com sua chave com ele.

_ Peça para alguém visitar sua casa esporadicamente. Abrir as janelas e regar o jardim são sinais que mostram que a casa não está vazia.

_ É assinante de jornal ou revista? Suspenda a entrega ou peça para um vizinho recolher. O acumulo de correspondência na porta denuncia que não há ninguém.

_ Se você mora em condomínio, o síndico deve ser informado sobre quem está autorizado a entrar em sua casa ou apartamento.

_ Joias e dinheiro devem ficar em cofre de bancos ou empresas privadas.

_ Feche os ralos e as tampas dos vasos sanitários.

_ Limpe as calhas para não entupir.

_ Esvazie as lixeiras antes de sair.

_ Não deixe comida aberta fora da geladeira e armários. Esvazie fruteiras e baleiros sem tampas.

_ Os aparelhos eletrodomésticos devem ficar fora das tomadas para evitar acidentes. Exceto a geladeira. Porém, se ela estiver vazia, deixe-a limpa, seca e com a porta aberta.

_ Feche o registro geral do gás e da água.

_ Desligue a chama-piloto do aquecedor a gás ou a chave do aquecimento elétrico de água.

_ Deixar luzes acesas tem efeito contrário do que pensamos. Como ela não será apagada por vários dias é possível notar que não tem ninguém em casa.

_ Se possível deixe o telefone sem toque e não mude a mensagem da caixa eletrônica avisando que está ausente. Desligar a campainha também é uma dica importante.

_ Tranque bem portas e janelas, inclusive as dos cômodos assim você evita o fácil acesso aos ambientes da casa. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares, mas não coloque cadeado do lado externo do portão, isso denuncia a ausência prolongada dos moradores.

_ Instale equipamentos eletrônicos de segurança. Se for possível, também coloque um aparelho de fotocélula para acender as luzes externas à noite e apagá-las durante o dia.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm