Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Marinha envia neste sábado mais um navio de pesquisas para Antártida

Tomaz Silva/Agência Brasil

Um navio de pesquisa parte nesta manhã de sábado (27) do Rio de Janeiro para a Antártida para realizar trabalhos de campo nos refúgios e acampamentos do continente. A embarcação, que pertence à Marinha e integra 37ª Operação Antártica, também servirá de plataforma de recolhimento para pesquisadores.

A finalidade é promover pesquisas e projetos nas áreas de oceanografia, biologia, geologia e meteorologia. A ação tem como suporte o Navio de Apoio Oceanográfico, batizado de “Ary Rongel”, comandado pelo capitão-de-mar-e-guerra Antonio Braz de Souza.

O navio também será utilizada para apoiar logisticamente os Módulos Antárticos Emergenciais, reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz e fazer levantamentos hidrográficos. A missão contar com o auxílio do Navio Polar “Almirante Maximiano”, duas aeronaves e um grupo de mergulhadores.

Rota
A primeira escala do Navio Ary Rongel é o porto do Rio Grande do Sul, onde será concluído o embarque de material de reabastecimento e de vestimentas antárticas para os tripulantes e pesquisadores embarcados.

Os portos de Punta Arenas, no Chile, e de Montevidéu, no Uruguai, também estão previstos na rota do navio, que retornará ao Rio apenas no ano que vem, em abril.

Segundo a Marinha, essa operação é uma das mais complexas e extensas realizadas pela instituição. Já a Antártida tem papel relevante nos sistemas naturais globais porque age como principal regulador térmico do planeta. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm