Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

STF cancelou 3,4 milhões de títulos de eleitores sem cadastro biométrico, mas em Pará de Minas situação é tranquila


Na próxima semana chega ao fim à campanha eleitoral de 2018 para a maioria dos candidatos. Outros ainda terão que enfrentar o segundo turno. Por isso os políticos intensificam as abordagens nesta reta final para angariar os votos necessários e assumir os cargos públicos a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem.

Milhões de eleitores vão as urnas no domingo, 7 de outubro, para escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Para que os cidadãos participem democraticamente é preciso estar em dia com as obrigações previstas na legislação eleitoral. Aqueles que não votaram e não justificaram em três eleições consecutivas tiveram os títulos cancelados.

Na quarta-feira, 26 de setembro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram a favor do cancelamento de 3,4 milhões de títulos de eleitores que não realizaram a revisão cadastral da Justiça Eleitoral.

Com isso os titulares dos documentos cancelados não poderão participar das eleições deste ano. Um dos procedimentos de revisão foi o cadastramento biométrico. São eleitores de 1.248 municípios e 54% destes são das regiões Norte e Nordeste do país.

Ao todo, o Brasil tem 147 milhões que estão aptos a votar. Desse total, 87 milhões, ou seja, 59% já passaram pela biometria. Por outro lado, 59 milhões (40%) ainda não participaram do recadastramento.

Na Comarca de Pará de Minas a situação está tranquila. Luiz Antônio Gabriel, chefe do Cartório Eleitoral, foi uma das primeiras a realizar o recadastramento biométrico no país. O procedimento aconteceu no ano de 2009 e registrou mais de 50 mil eleitores:


Luiz Antônio Gabriel
cancelamentodetitulosluizantonio1

Ressalta que foram cancelados títulos dos eleitores que não procuraram o Cartório Eleitoral desde no ano de 2009. Existem também outros tipos de cancelamentos que precisam ser analisados caso a caso:

Luiz Antônio Gabriel
cancelamentodetitulosluizantonio2

É importante destacar que cada turno é considerado uma eleição. Caso haja segundo turno para os cargos de presidente da República e governador, o eleitor deverá comparecer a sessão para votar novamente.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm