Paraminenses relatam tremor de terra em vários bairros e evento sísmico foi de 1,6 de magnitude

Moradores de vários bairros Pará de Minas sentiram a terra tremer ou um forte abalo em suas casas no fim da manhã de domingo, 26 de agosto. Os bairros com maior sensação de tremor terra foram Recanto da Lagoa, Providência e Vila Ferreira. Também há relatos que o abalo foi sentido por moradores do Serra Verde.

Esses bairros estão localizados nas proximidades de uma cadeia montanhosa que seriam exploradas pela Lamil para retirada de rochas de agalmatolito na fazenda Terra do Feijão, localizada no Alto São Luiz em Pará de Minas.

Os primeiros relatos de moradores indicam que eles sentiram a terra tremer por volta das 11h30, feitos por moradores da Vila Ferreira, Providência e principalmente do Recanto Lagoa, onde moradores dizem que o tremor foi forte na região do Supermercado Panelão, localizado na avenida Padre José Viegas.

Em seguida, por volta das 11h39, moradores do bairro Providência disseram que também sentiram o tremor de terra. Na Vila Ferreira, uma família que reside na rua Itatiaia, contou que a sensação era um estrondo. Outros pensaram no primeiro momento se tratar de um caminhão ou um veículo muito pesado passando na rua fazendo a casa tremer.

Em razão desta sensação de tremor, nas redes sociais começaram a surgir várias versões. Uma delas seria da explosão em um depósito que comercializada botijões de gás. Esta possibilidade foi descartada pela equipe do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas.

A outra versão dos moradores que suspeitavam de alguma explosão ou mesmo movimento de acomodação de terras causadas por atividades da Lamil, também foi negada.

Em nota emitida no domingo (26), a assessoria da mineradora disse ter recebido vários contatos questionando “sobre estrondos e vibrações sentidos em bairros próximos a empresa”. A nota acrescenta que “nossa equipe técnica fez todas as inspeções necessárias e afirmamos que nenhum tremor ou barulho notado na cidade de Pará de Minas foi causado por qualquer atividade da Lamil”.

O comunicado também informa que “as operações da empresa não funcionam aos domingos e ressaltamos ainda, que os desmontes realizados em nossa mina a céu aberto são realizados seguindo rigorosamente as normas pertinentes”.

Por fim, a nota emitida pela Lamil destaca que “em todos os desmontes são realizadas medições sismográficas, o qual atesta que os níveis de vibração e ruído estão abaixo do exigido em norma”.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou um abalo sísmico de 1,6 de magnitude em Pará de Minas no domingo, 26 de agosto, como suspeitaram os moradores de vários bairros.

Atualizada em 27/08/2018 as 11h42.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!