Conselho Municipal de Saúde acompanha ações e estratégias adotadas pela intervenção no HNSC


Em novembro do ano passado a prefeitura de Pará de Minas decretou a intervenção no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) após várias tentativas de acordo com a irmandade que administrava a entidade.

O HNSC chegou a fechar as portas e os ex-diretores alegavam falta de repasses do estado e do município. Porém, nos últimos nove meses o hospital vem prestando vários serviços e ampliou os atendimentos.

Um novo modelo de gestão continua sendo implantado na unidade de saúde. Todo o trabalho vem sendo acompanhado de perto por um Conselho Consultivo formado por várias pessoas.

Também foram adotadas novas rotinas e protocolos para que o fluxo de atendimento seja mais eficiente. Outra preocupação foi com a redução de custos e a geração de receitas através de serviços prestados.

Flávio Medina Neto, presidente do Conselho Municipal de Saúde e membro do Conselho Consultivo da Intervenção, afirma que ocorrem reuniões periódicas com apresentação das ações e estratégias do HNSC.

O controle social dos conselheiros não interfere na gestão da unidade de saúde. Essa parte deve ser acordada entre o município que decretou a intervenção e a Irmandade Nossa Senhora da Conceição:


Flávio Medina Neto
intervencaohnscflaviomedina1

Sobre o processo movido por médicos contra o HNSC por causa da dívida por serviços prestados e não pagos, é preciso aguardar o desfecho na Justiça. Vale lembrar que isso ocorreu na gestão anterior à intervenção.

Também é fato que a União e o Estado não estão repassando recursos para o município, gerando muitas dificuldades financeiras. Só o governo de Minas Gerais deve aproximadamente R$ 10 milhões a prefeitura de Pará de Minas:

Flávio Medina Neto
intervencaohnscflaviomedina2

O Sistema Único de Saúde (SUS) é custeado pelas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Cada ente federativo tem uma parcela de responsabilidade, mas ultimamente os municípios têm recebido cada vez mais demandas e menos recursos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!