Manutenção preventiva em veículos evita falhas mecânicas e acidentes durante viagens


Durante o feriado prolongado da Semana Santa muitas famílias aproveitam a folga para viajar. Por isso é sempre importante tomar os devidos cuidados com a manutenção do carro para evitar contratempos nas estradas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Devem ser verificados os itens como macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. A falta desses equipamentos é uma infração gravíssima e o motorista perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O estado de conservação e o nível de calibragem dos pneus também devem ser observados. É preciso checar o TWI, um nível de altura que é de 1,6 milímetros e que, ao ser alcançado, indica que é hora de fazer a troca. Isso também se aplica ao estepe.

O mecânico deverá observar os níveis de óleo, líquido do radiador e fluido de freios, correia dentada, cabos e velas. A suspensão, bastante exigida em trajetos sinuosos, como serras, também deve ser verificada.

Os amortecedores controlam de forma eficiente a oscilação da carroceria, o que pode comprometer o controle adequado do carro em manobras bruscas, com risco de provocar acidentes.

O proprietário também deve manter o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas antes de viajar. Se o volante estiver trepidando ou puxando para um dos lados, é sinal de problema.

De acordo com o mecânico Edílson José Barbosa, muitos condutores estão preferindo viajar sem realizar a revisão preventiva dos veículos. Alguns itens precisam ser verificados antes de pegar as perigosas rodovias do país:


Edílson José Barbosa
revisarcarroedilsonbarbosa1

A manutenção constante previne danos maiores nas peças do veículo, aumentando a segurança. Do contrário, a falta de cuidados com o carro pode provocar falhas mecânicas e consequentemente tragédias no trânsito:

Edílson José Barbosa
revisarcarroedilsonbarbosa2

O dono do carro sempre deve observar o funcionamento de faróis, lanternas e luzes de seta, além dos limpadores e lavadores do para-brisa e vidro traseiro. Manchas de óleo no piso da garagem também podem indicar vazamentos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!