Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Cientistas descobrem fragmentos indicando cruzamento entre dois grupos humanos extintos

T. Higham/Universidade de Oxford/Direitos Reservados/Agência Brasil

Cientistas descobriram fragmentos de ossos de uma menina pré-histórica, em uma caverna, no sul da Sibéria. É a primeira descoberta de um descendente direto da união de dois grupos humanos já extintos: neandertais e denisovans.

Exames de DNA mostram que a garota é filha de mãe neandertal e pai que pertencia a outro grupo extinto de humanos conhecido como denisovans. A menina provavelmente viveu há 90 mil anos.

A revelação está em um artigo científico publicado na revista Nature. Também foi publicado artigo na revista digital de ciência Inverse.

De acordo com estudos, neandertais e denisovans tinham ancestrais em comum e se separaram há cerca de 390 mil anos. Os neandertais viviam na Europa e na Ásia, enquanto fósseis de denisovans mostram que eles ficavam isolados em cavernas na região de fronteira entre a China e a Mongólia.

Pesquisas genéticas indicam que embora vivessem separados, os indívíduos dos dois grupos humanos mantinham relação sexual, quando se encontravam. Os cientistas agora querem aprofundar esses estudos.

Fragmentos
Análises iniciais indicam que os fragmentos localizados são do braço ou da perna de uma adolescente de provavelmente 13 anos.

A partir das análises os cientistas também querem verificar o fluxo migratório dos neandertais, que caminharam pela Europa e também chegaram à Ásia.

Cientistas estudam a probabilidade de linhagens antigas extintas terem sido absorvidas por cruzamentos com humanos modernos ao invés de eliminadas em guerras e conflitos armados. Com Agência Brasil