Paraminenses procuram unidades de saúde para controlar a Hipertensão Arterial, doença silenciosa e perigosa


O Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial foi lembrado mais uma vez nesta quinta-feira, 26 de abril. Trata-se de um mal silencioso e que pode causar complicações fatais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente a hipertensão atinge 36 milhões de pessoas no Brasil. Entre os principais causadores da doença estão o sobrepeso e obesidade, a má alimentação, o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos o fator hereditário.

Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. Eles podem progredir com o tempo e causar o infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal.

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão são reforçados os cuidados em torno da patologia que atinge mais de 60% dos idosos e contribui para 50% das mortes por doença cardiovascular.

Por ser uma doença crônica e degenerativa, quanto mais cedo o diagnóstico, menores as complicações. O tratamento é bem mais caro que a prevenção.

Em Pará de Minas, a dona de casa Maria Auxiliadora da Silva foi até a Unidade Básica de Saúde do bairro Papa João II para aferir a pressão arterial. Ela sempre toma dos devidos cuidados conviver com a doença e ao mesmo tem garantir uma qualidade de vida:


Maria Auxiliadora da Silva
hipertensaomariaauxiliadora

Procedimento semelhante foi feito por Maria Helena de Almeida Alves, que também é dona de casa, controla a pressão arterial rigorosamente. Ela pratica exercícios físicos e segue todas as orientações dos médicos para não ter sérios problemas de saúde:


Maria Helena de Almeida Alves
hipertensaomariahelena

Entre as recomendações médicas para controlar a pressão arterial alta estão: controlar a alimentação, praticar atividades físicas regularmente e reduzir ou até não fazer uso de álcool e cigarros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!