NASF de Pará de Minas é referência para outros municípios da região Centro-Oeste de MG


No ano de 2008 o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com o objetivo de apoiar a Atenção Básica no Brasil, ampliando a rede de serviços de saúde.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A proposta visa promover a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. O NASF atua de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (ESF) e as equipes de atenção básica para populações específicas.

Em Pará de Minas foram implantadas quatro unidades do NASF que contam com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, farmacêutico, nutricionista e fonoaudiólogo.

Os profissionais apoiam as 23 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) que têm como base de atuação as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos bairros.

A psicóloga Eliana Batista de Melo veio do município de Perdigão, juntamente com outros três profissionais de saúde, para conhecer o trabalho em Pará de Minas. Eles visitaram toda a rede e absorveram as informações obtidas:


Eliana Batista de Melo
visitaaonasfelianabatista

Para Ana Carolina Campolina, referência técnica do NASF, a indicação da equipe de Pará de Minas pela Gerência Regional de Saúde de Divinópolis como referência mostra o bom trabalho que vem sendo desenvolvido:


Ana Carolina Campolina
visitaaonasfanacarolina

A composição do NASF é definida pelo prefeito, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!