Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Mercado financeiro prefere candidatos com proposta política liberal e empresas estatais administradas por técnicos


Nos últimos anos o Brasil vem enfrentando uma crise política gravíssima e com grandes reflexos negativos na economia. Atualmente existem milhões de trabalhadores desempregados e muitas empresas fecharam as portas.

A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) sofreu um impeachment e foi retirada do cargo pelo Congresso Nacional. Foi o segundo o processo dessa natureza desde a redemocratização a partir da Constituição de 1988.

O primeiro presidente da República a passar pelo impeachment foi Fernando Collor de Melo, que atualmente exerce o cargo de senador. Em seu lugar assumiu o vice-presidente Itamar Franco (MDB).

O atual presidente é Michel Temer (MDB) que era vice na chapa encabeçada por Dilma Rousseff nas eleições de 2014. O atual mandato terminará no dia 31 de dezembro.

No último dia 7 de outubro foi realizado o 1º turno das eleições 2018. Foram eleitos senadores, deputados federais, deputados estaduais e alguns governadores que conseguiram mais de 50% dos votos válidos.

O mercado financeiro acompanha de perto o cenário político e as definições dos nomes que ocuparão os cargos de liderança no país influenciam nas ações da bolsa de valores e do dólar em relação ao real.

Na avaliação do economista Eduardo de Almeida Leite, no 2º turno os dois candidatos apresentam projetos bem diferentes. Uma proposta é intervencionista e não agrada ao mercado, já a outra é liberal e bem aceita pelos investidores:


Eduardo de Almeida Leite
eleicoesmercadoduardoleite1

A política liberal permite as empresas tomarem decisões sem intervenções do governo e com a nomeação de diretores mais técnicos e menos políticos. Nesse modelo o mercado reage bem e as ações das empresas valorizam:

Eduardo de Almeida Leite
eleicoesmercadoduardoleite2

As empresas do governo que foram privatizadas também sofreram uma grande valorização das ações porque apresentam mais resultados. Já as estatais que possuem indicação política e vira cabide de emprego não são bem vistas pelo mercado financeiro:

Eduardo de Almeida Leite
eleicoesmercadoduardoleite3

As definições do novo presidente da República e do governador do estado de Minas Gerais ocorrerão no domingo, 28 de outubro, quando acontecerá o 2º turno. Até lá o mercado financeiro sofrerá muitas oscilações com base nas pesquisas de intenção de voto.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm