Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Supremo nega trancar ação contra manifestantes presos em ato pró-Dilma

Nelson Jr./SCO/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou hoje (25) o arquivamento de ação penal contra 18 manifestantes denunciados pelo Ministério Público após terem sido detidos em São Paulo durante ato contra o impeachment de ex-presidente Dilma Rousseff, em setembro de 2016.

Três meses depois da detenção, os manifestantes foram denunciadas por associação criminosa para a prática de danos ao patrimônio público. A ação penal está em curso na Justiça paulista. No dia 4 de setembro de 2016, quando foram detidos por policiais militares, os acusados portavam uma barra de ferro, vinagre e um kit de primeiros socorros.

“No movimento dos black blocks, ninguém usa uma barra de ferro para fazer festa. É uma reação agressiva. Num desses movimentos, um jornalista veio a falecer pelo uso de um rojão de fogos de artificio”, disse o relator do caso ministro Luiz Fux, ao negar o trancamento da ação penal.

O ministro Luís Roberto Barroso, ao acompanhar o relator e permitir a continuidade da ação penal, disse que “o trancamento, nós sempre tratamos como medida excepcional e aqui não há excepcionalidade que justifique essa excepcionalidade”. Os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Marco Aurélio Mello também acompanharem o entendimento de Fux.

A defesa pediu o trancamento da ação penal com base na decisão do juiz de plantão que, na audiência de custódia, realizada pouco após a detenção, mandou soltar todos os manifestantes. Na ocasião, o magistrado entendeu que “todos os detidos estavam pacificamente reunidos para participar de uma manifestação pública, e nenhum objeto de porte proibido foi apreendido”.

O juiz acrescentou que “não há notícia de que qualquer dos averiguados, todos primários e de bons antecedentes, tivessem se envolvido com a prática de qualquer crime no passado ou tivessem a intenção de praticar delitos no futuro”. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm