Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Secretário-geral da OEA condena repressão do governo e violência na Nicarágua

Antonio Cruz/Agência Brasil

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, condenou ontem (24) a repressão do governo da Nicarágua que resultou em “sequestros, feridos e assassinados” e exigiu “justiça e liberdade para os presos políticos”.

No domingo (23) o estudante Matt Andrés Romero, de 16 anos, foi morto durante uma manifestação contra o presidente Daniel Ortega. Desde abril, mais de 320 pessoas morreram durante protestos – a grande maioria opositores, que pedem eleições presidenciais antecipadas.

“É impressionante como, apesar da repressão e das prisões generalizadas dos líderes das manifestações nesses últimos meses, têm aparecido novos lideres e novos atores, unidos e reorganizados pela indignação do que está acontecendo na Nicarágua”, disse, em entrevista à Agência Brasil, o secretário executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Paulo Abrão.

O estopim da crise foi uma reforma da Previdência, em meados de abril, que o governo acabou revogando, depois de tentar reprimir os protestos. A violência acabou levando milhares às ruas, desta vez para pedir a saída de Ortega, cujo mandato presidencial – o terceiro consecutivo – termina em 2021.

De 18 de abril atá 30 de julho, 317 pessoas tinham sido mortas em protestos na Nicarágua, segundo a CIDH, sendo 21, policiais. Os demais foram civis – entre eles 23 crianças e adolescentes. “Nos últimos meses, o governo recuperou controle territorial, aumentando drasticamente a intimidação e as detenções arbitrárias, acusando os manifestantes de terrorismo, desprezando o papel da Igreja na busca de uma solução pacífica e assumindo o perfil autoritário”, disse Abrão. “A morte do estudante, no domingo, demonstra claramente que o alvo da violência é a oposição”.

Abrão disse que os apoiadores do governo saem às ruas sem problemas, enquanto que, nas marchas convocadas pelos opositores, existe uma forte presença policial e de grupos paramilitares simpatizantes de Ortega.

O secundarista Matt Andrés Romero foi morto com um tiro no peito, durante o protesto de domingo, organizado pelos parentes dos presos políticos, que pediam a liberdade dos detidos. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm