Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Como escolher a melhor panela a ser utilizada?

Por Fernanda Medina

Escolher uma panela de boa qualidade é uma das tarefas para se evitar o contato com substâncias tóxicas, principalmente metais pesados provenientes dos materiais utilizados na fabricação.

Esses metais pesados liberados durante o preparo de alimentos se acumulam em nosso organismo ao longo dos anos e trazem alguns malefícios.

As panelas de alumínio são as mais baratas e amplamente utilizadas, seja em casa ou em restaurantes, porém elas liberam alumínio durante o cozimento de alimentos. O alumínio ingerido é eliminado nas fezes e urina, porém parte desse alumínio não é eliminado e se acumula em órgãos como ossos e pulmões. O alumínio pode provocar cólicas, constipação intestinal, distúrbios gastrintestinais, fibralgias e cansaço crônico. Alguns estudos relacionam níveis de alumínio em tecidos cerebrais que podem causar doenças neurológicas como o Mal de Alzheimer.

As panelas de cerâmica mais antigas liberam cádmio e chumbo, as mais novas são panelas mais frágeis e apresentam preço elevado. O chumbo é a segunda substância com maiores efeitos deletérios ao organismo. Ele não está presente somente nas panelas de cerâmica, mas em diversos outros produtos como tintas para cabelo, encanamento de água, alimentos enlatados, etc. Ao longo dos anos, a exposição ao chumbo pode ocasionar diminuição da resistência óssea, falta de apetite, dor de cabeça, irritabilidade, distúrbios visuais, anemia, alterações sistema reprodutor, hipertensão arterial, sintomas neurológicos.

As panelas de teflon/antiaderentes, não deixam o alimento entrar em contato com o material de base, que geralmente é alumínio, porém ele não pode estar riscado, qualquer risco já é capaz de fazer com que a substância entre em contato com o alimento.

As panelas em aço inox liberam niquel nas primeiras vezes de uso, por isso o ideal é que, ao comprar panelas em inox ferva água e jogue fora por 3 vezes antes de utilizá-las. Após esse processo estão aptas a serem utilizadas e não passam substâncias ao alimento. São panelas que ao longo do tempo escurecem.

O único material que não libera substâncias para o alimento é o vidro, porém, as panelas de vidro tem preço elevado, são frágeis e deve-se ter cuidado ao utilizar para não queimar os alimentos.

Em resumo, as melhores panelas a se utilizar são as de vidro ou inox (após fervura 3 x com água) e as de cerâmica (não somente revestidas).

A troca das panelas pode ser feita aos poucos, mas é um dos investimentos em saúde que devemos fazer!

Se você gostou deste texto deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões de temas no campo abaixo. Obrigada, abraços.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm