Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

ANA atualizará informações do Atlas Brasil Abastecimento de Água

Sabesp/Divulgação

Após revelar que 55% dos municípios brasileiros poderiam sofrer com a falta d’água até 2035, a Agência Nacional de Águas (ANA) contratou um novo levantamento para atualizar as informações do Atlas Brasil Abastecimento Urbano de Água. O objetivo dos estudos é dar continuidade ao diagnóstico sobre a situação da oferta de água e a dos esgotos.

A pesquisa, que vai também fornecer dados novos para o aplicativo Água e Esgoto, possibilitará a medição de quanto dos investimentos aferidos foram efetivados desde a primeira edição do atlas, em 2011.

As três empresas participantes do consórcio – Engecorps Engenharia S.A, TPF engenharia Ltda e Profill Engenharia e Ambiente – terão dois anos para concluir o trabalho. O contrato para atualização dos dados foi divulgado na quinta-feira (23) pela ANA. Segundo o órgão, o levantamento apresentará dados sobre os sistemas produtores de água em 2020, além de projeções para 2025 e 2035. As informações sobre os 5.572 municípios brasileiros também serão avaliadas sob a ótica do tratamento de esgoto.

No ano passado, o Atlas Esgoto revelou que 45% dos brasileiros não têm acesso a esse tipo de sistema de tratamento e que seria necessários investir quase R$ 150 bilhões até 2035 para universalizar os serviços e diminuir a carga orgânica despejada sistematicamente nos rios. Já o Atlas Abastecimento, divulgado em 2011, revelou que 55% das 5.565 cidades então existentes poderiam sofrer déficit no abastecimento de água nos próximos 20 anos.

Duas das áreas consideradas vulneráveis na época foram as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, que em 2014 e 2015 sofreram com crises hídricas que levaram os governos a adotar racionamento e usar a água de suas reservas estratégicas, chamadas de “volume morto”. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm