Juíza destaca importância da conciliação para reduzir demandas processuais e promover a resolução de conflitos


A Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM) inaugurou no dia 20 de março deste ano uma unidade do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE).

O órgão surgiu por meio de uma parceria da entidade com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O PACE é um setor da ASCIPAM em que todos os associados têm a oportunidade de negociar com o cliente devedor.

O processo não gera nenhum custo para as partes envolvidas. Funcionários foram treinados pelo TJMG através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

Esses profissionais atuam como mediadores da conciliação. Após o acordo é lavrada uma ata com a assinatura dos participantes. O documento é encaminhado para o Poder Judiciário.

No fórum o juiz recebe a documentação e faz a homologação do que foi firmado. O objetivo é evitar que processos simples que podem ser resolvidos com acordos formais cheguem a Justiça.

Além disso, esses processos resolvem os problemas em um prazo menor. Herilene de Oliveira Andrade, juíza da 2ª Vara Civil da Comarca de Pará de Minas, é a coordenadora do CJUSC. Ela ministrou palestra na Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), na terça-feira, 24 de julho, sobre o CEJUSC e o PACE para operadores do Direito e estudantes:


Herilene de Oliveira Andrade
palestracjuscherilenedeoliveira1

Foi uma excelente oportunidade para tirar dúvidas sobre a tramitação dos acordos para que as causas mais simples não cheguem ao Poder Judiciário, demorem mais tempo e gerem custos processuais:

Herilene de Oliveira Andrade
palestracjuscherilenedeoliveira2

O advogado Geovane Mendonça também falou sobre o atendimento no Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE) que funciona na sede da ASCIPAM, localizada na rua Francisco Sales, Centro, em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!