Faixa etária é ampliada e número maior de meninos podem vacinar contra o HPV em Pará de Minas


O Ministério da Saúde anunciou no dia 20 de junho a ampliação na oferta de vacina contra HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). A medida tem o objetivo de aumentar a cobertura da vacina em adolescentes do sexo masculino. Atualmente, a vacina contra a doença já é disponibilizada em meninos de 12 e 13 anos. Até 2016, o foco da campanha eram as meninas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde estima que a inclusão do novo grupo equivale a 3,3 milhões de adolescentes. A meta para 2017 é vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e das 4,3 milhões de meninas entre 9 e 15 anos. A inclusão dos meninos contribuirá para o aumento da proteção de meninas.

Érica Regina da Silva, referência Técnica em Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, confirma que a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e também na Policlínica em Pará de Minas:


Érica Regina da Silva
ericareginadasilvavacinahpvmeninos1

Érica Regina da Silva diz ainda que é preciso apresentar o cartão de vacina. As doses da vacina contra o vírus HPV está disponível em todas as 23 Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas. O atendimento para os meninos nesta faixa etária é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h30min.

Vacina contra HPV para pacientes transplantados e oncológicos
O Ministério da Saúde também informou que a nova oferta da vacina incluirá a cobertura de homens e mulheres transplantados e pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. A medida inclui ainda cerca de 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, conforme informações da Agência Brasil.

Desde 2014, foram imunizadas 5,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos com as duas doses da vacina contra o vírus HPV. Esse total corresponde a 45,1% do total dessa faixa etária.

 

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!