Falta de insumos agrícolas compromete produção de frangos nas granjas de Pará de Minas


Desde segunda-feira, 21 de maio, os caminhoneiros de todo o país estão promovendo uma paralisação das atividades. Trabalhadores cruzaram os braços em 22 estados e no Distrito Federal como forma de protesto.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


A categoria não suporta mais os constantes aumentos no preço do óleo diesel. A Petrobras elevou os preços dos combustíveis assustadoramente nos últimos dias devido à nova política adotada pela empresa estatal. Aí povo não aguentou.


A alta carga tributária e os constantes reajustes tiram praticamente toda a margem de lucro do setor de transportes. O frete não acompanha o aumento dos custos e a situação é cada vez mais delicada.


O movimento dos caminhoneiros já está provocando graves problemas na economia brasileira. As empresas estão desabastecidas por falta de combustível e transporte de mercadorias diversas.


O preço dos alimentos aumentou muito devido a escassez. O agronegócio também vem sentindo os efeitos da greve. Em uma cooperativa de granjeiros de Pará de Minas não há como atender aos pedidos dos clientes.

De acordo com Geraldo Ferreira, gerente do armazém da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN), os produtores rurais que dependem de milho, trigo e soja estão praticamente desabastecidos. A empresa tem um estoque de premix e não tem como transportar:


Geraldo Ferreira
insumosgranjasgeraldoferreira1


Alguns produtos que são fornecidos para cooperados ainda estão sendo disponibilizados. Porém, se a paralisação dos caminhoneiros persistir a situação será agravada nas propriedades:

Geraldo Ferreira
insumosgranjasgeraldoferreira2

O avicultor Romildo Lopes da Silva está muito preocupado com a falta de insumos para alimentar os frangos em sua granja. Se não houver um acordo entre os caminhoneiros e o governo os animais poderão sofrer com a falta de ração:


Romildo Lopes da Silva
insumosgranjasromildolopesdasilva1

Se faltar ração durante muitos dias, os frangos poderão ficar desnutridos e chegam a comer uns aos outros. O produtor já investiu pesado durante os últimos dias para que as aves cheguem ao ponto de serem vendidas:

Romildo Lopes da Silva
insumosgranjasromildolopesdasilva2

O governo federal se reuniu com representantes das principais entidades ligadas aos caminhoneiros no país e anunciou a redução do óleo diesel. Porém, a proposta ainda não agradou a toda a classe.


O presidente Michel Temer (MDB-SP) tomou uma medida drástica nesta sexta-feira (25). Ele convocou as Forças Federais para desobstruir as rodovias fechadas por caminhoneiros e outros manifestantes. Mas o problema é que as estradas não estão obstruídas. Os caminhões estão pontos de parada e acostamento das estradas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!