IMA prepara nova força-tarefa para exigir cumprimento das normas de biossegurança nas granjas de aves


Terminou no dia 3 de março de 2018 o prazo concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para que as granjas de aves solicitassem o registro veterinário no Serviço Estadual (SVE).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O procedimento deveria ter sido feito antes da realização da a vistoria e emissão do Laudo de Inspeção Física e Sanitária por parte do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

As granjas precisam comprovar o cumprimento das normas de biosseguridade, como a instalação de telas e outras medidas contidas na Instrução Normativa do Mapa de nº 56/2007.

A medida tem como objetivo proteger as aves de doenças como a gripe aviária, Doença de Newcastle e salmoneloses. Os avicultores tiveram todos os prazos esgotados para entregar documentação e informar que estão aptas a receber auditoria do serviço veterinário oficial.

De acordo com Gustavo Fonseca, médico-veterinário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), uma nova força-tarefa será realizada no município de Pará de Minas durante o mês de maio. A maioria dos avicultores se adequou, mas ainda serão vistoriadas 130 granjas:


Gustavo Fonseca
forcatarefagranjasgustavofonseca1

O vírus Influenza entra no país por meio das aves migratórias em qualquer época do ano. A exigência já completou 11 anos e muitos produtores não estavam acreditando que a fiscalização seria intensa:

Gustavo Fonseca
forcatarefagranjasgustavofonseca2

Em agosto do ano passado, o escritório do encerrou a segunda etapa da força tarefa do IMA realizada nas granjas em Pará de Minas. Foram vistoriadas 225 propriedades avícolas, o equivalente a 800 galpões com 14 milhões de aves alojadas. O município é um importante polo produtor de avicultura de corte.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!